Mais
×

Como fazer uma capa de fronha de travesseiro

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando você procura por roupas de cama e não encontra fronhas que combinem ou então precise de outra para casar com a que já tem, existe uma solução mais fácil e barata que comprar ou fazer o pedido da peça. As fronhas podem ser facilmente feitas com um lençol igual ao do forro. Pelo preço do lençol, você consegue fazer quatro ou mais delas. E com mais um ou dois passos, você pode fazer fronhas decorativas para acompanhar os novos lençóis. Você não precisa seguir um padrão, só é preciso uma fita métrica ou bitola.

Instruções

As fronhas podem ser facilmente feitas com um lençol (Andrew Olney/Photodisc/Getty Images)

    Como fazer a capa da fronha

  1. Lave e passe o tecido.

  2. Tire as medidas do travesseiro que deseja fazer a fronha e acrescente 2,5 cm em uma das laterais e na parte superior e inferior. Acrescente mais 20 cm na outra lateral. Corte dois pedaços do tecido. Para uma fronha padrão, será preciso cortar dois pedaços de tecido com 90 cm x 50 cm.

  3. Coloque os dois pedaços com os lados externos juntos e costure em volta, deixando uma abertura de aproximadamente 50 cm. Utilize a máquina de chulear e faça pontos em ziguezague em volta para finalizar a costura.

  4. Dobre 2,5 cm da borda da abertura com o ferro. Faça pontos a 0,6 cm da borda. Dobre 9 cm e passe o ferro. Costure novamente 9 cm da borda. Vire a peça do avesso.

    Como fazer fronhas decorativas

  1. Para fazer fronhas decorativas, tire as medidas do travesseiro e acrescente 20 cm para a parte superior e inferior e 20 cm para as laterais. Um tecido acolchoado é a melhor opção para a parte de cima.

  2. Para acolchoar um pedaço de tecido, é preciso cortar o forro e o material da enchimento com as mesmas medidas do tecido. Prenda ou faça pontos ocultos para que fiquem fixos. O ponto oculto é um tipo de ponto muito grande que atravessa as três camadas de tecido nas partes superiores e externas. Um padrão fácil de fazer o acolchoamento com a máquina é em listras. Utilizando o calcador para colcha, faça uma linha de pontos a cada 5 cm ou 7 cm no tecido. Retire o ponto oculto. Você pode decorar o acolchoado o quanto quiser.

  3. Para cortar a parte de trás da fronha, corte um pedaço do tecido do tamanho da parte da frente com mais 17 cm nas laterais.

  4. Corte o pedaço na metade. Dobre 2,5 cm da parte central da borda dos dois lados e passe o ferro. Costure 0,6 cm da borda. Tire a fronha do avesso e passe ferro.

  5. Coloque as duas peças em cima da parte da frente sobrepondo-as por cerca de 8 cm. Prenda as laterais e costure em volta das bordas. Tire a fronha do avesso e engome.

  6. Faça pontos de decoração em volta do travesseiro a 8 cm da borda. Coloque o travesseiro na fronha onde a parte de trás se sobrepõe na traseira da peça.

O que você precisa

  • Um lençol extra ou 1,3 m de tecido para cada conjunto de fronhas
  • Enchimento e forro para as fronhas decorativas
  • Linha que combine com a cor do tecido
  • Tesoura
  • Máquina de costurar
  • Máquina de chulear (opcional)
  • Calcador para colcha
  • Ferro e tábua de passar
  • Bitola ou fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article