×
Loading ...

Como fazer uma capa para poltrona

Atualizado em 17 abril, 2017

As poltronas são peças tradicionais e graciosas de móveis, muitas vezes construídas para durar por muitos anos. Embora essa longevidade seja um benefício, as poltronas podem mostrar sua idade em seu estofamento. O desgaste, desbotamento e rasgos nos tecidos podem estragar a beleza das cadeiras e recobri-las pode ser caro, por isso, uma capa é muitas vezes uma opção mais acessível. Com habilidades básicas de costura, você pode fazer a sua própria capa usando medidas específicas de sua poltrona e o tecido de sua escolha, a fim de criar uma aparência personalizada para a decoração da sua casa.

Instruções

Um tecido pesado para estofado durará mais tempo e evitará desgastes (old chair image by MAXFX from Fotolia.com)
  1. Meça as várias partes da cadeira, particularmente a altura traseira e profundidade do assento, e também as larguras das abas laterais. Escreva as medidas e leve-as a uma loja de tecidos.

    Loading...
  2. Compre uma capa padrão de poltrona em uma loja de tecidos, usando as medidas de sua cadeira para determinar o molde com o ajuste mais próximo. Talvez seja necessário alterar o modelo um pouco para se ajustar à sua cadeira específica.

  3. Compre a quantidade de tecido listada na parte de trás da embalagem. Escolha um tecido pesado para estofados, para ter uma capa mais durável. Se você for um iniciante na costura, selecione um tecido sem estampas óbvias que devem ser combinadas ou alinhadas. Listras e desenhos florais são mais difíceis de costurar.

  4. Lave e seque o tecido antes de cortar as peças do molde, se você pretende lavar com água a capa futuramente. Se planeja lavá-la a seco, pode pular este passo.

  5. Recorte o molde e teste o tamanho das partes na sua cadeira. Assegure-se de que as peças traseiras caibam nas curvas específicas e ajustem-se às abas laterais da poltrona. Se for necessário fazer qualquer alteração, faça antes de cortar o tecido.

  6. Corte os pedaços de tecido, assegurando-se de combinar com a trama ou design do seu pano, caso possua algum. Se você escolheu um tecido com um desenho, assegure-se de centralizar todas as estampas sobre as principais partes da cadeira, como a parte de trás do assento e também as almofadas.

  7. Coloque os pedaços de tecido cortado sobre sua cadeira, alfinetando-os e colocando-os em cima da poltrona. Sua capa deve caber confortavelmente na cadeira para que ela não se mova quando estiver em uso. Preste atenção especial nos ajuste das abas laterais da cadeira, uma vez que estas são características proeminentes dela. Talvez seja ser necessário ajustar as margens da costura para apertar ou afrouxar a capa. Assegure-se que as costuras sigam as curvas das laterais ,de modo que fiquem retas e perto da parte traseira da cadeira.

  8. Costure a sua capa de acordo com as instruções de molde.

  9. Deslize a capa costurada sobre sua cadeira para determinar a bainha na parte inferior. Meça esta desde o chão até a altura desejada, de modo que a peça acabada fique uniforme. Costure a bainha.

Loading...

Dicas

  • Talvez seja melhor usar uma agulha pesada em sua máquina de costura caso o tecido de estofamento seja mais pesado.

O que você precisa

  • Trena
  • Caderno
  • Lápis
  • Molde de costura
  • Tecido para estofado sem elástico
  • Alfinetes
  • Lápis de marcação
  • Tesoura
  • Linha
  • Máquina de costura
  • Noções

Referências

Loading ...
Loading ...