on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma capa de sofá usando lençol

Atualizado em 22 julho, 2017

Para mudar a aparência de um velho sofá ou fazê-lo parecer novo outra vez, você pode fazer a sua própria capa usando um lençol. É uma forma artesanal e econômica de reformar seus móveis e sua sala. Uma vez que entenda o processo, você pode fazer várias capas ou mudar os modelos com facilidade de acordo com a sua disposição e necessidade.

Instruções

Capa sendo costurada (sewing image by pncphotos from Fotolia.com)

    Fazendo a capa

  1. Coloque a almofada em uma superfície plana e trace seu contorno em um pedaço de papel grande. Adicione meio centímetro a cada lado para a costura. Meça a altura e a largura de cada lado da almofada, adicione meio centímetro e desenhe três dos quatro lados separadamente em mais um papel. Para o lado do zíper, corte a medida pela metade de modo que tenha dois pedaços finos e compridos em vez de um. Adicione meio centímetro para a costura no restante da almofada. Faça o mesmo com os dois pedaços. Adicione 2,5 cm nos lados em que o zíper vai ser colocado, desenhe estas duas peças em um papel.

    Loading...
  2. Corte os papéis em que desenhou os moldes, em seguida coloque-os sobre o lençol e pregue-os com alfinetes. Corte duas peças da capa, para a parte superior e inferior da almofada. Certifique-se de que sejam do mesmo tamanho e que a parte estampada esteja para o lado de fora. Corte as outras cinco peças da mesma maneira.

  3. Costure as extremidades das peças laterais que não sejam as que contenham o zíper. Em seguida, costure-os na parte inferior da almofada correspondente. Certifique-se de que a costura se alinhe com os cantos. Repita este processo e costure a parte superior no outro lado.

  4. Para as duas peças do zíper, dobre os lados internos fazendo uma bainha de meio centímetro para cada lado. Ao ser colocada na almofada, elas irão "sobrar" para cobrir o zíper. Costure o zíper, ou o que preferir, em ambos os lados de modo que quando ele se fecha, fica escondido sob a bainha do tecido. Com as duas peças unidas pelo zíper, costure-as na capa como foi feito com as outras três peças.

Loading...

Dicas

  • Um modo alternativo de se criar uma capa nova é examinar a costura e o modelo de sua capa atual e tentar copiá-los.

O que você precisa

  • Lençol
  • Fita métrica
  • Papel grande, como um papel de embrulho
  • Caneta
  • Tesoura
  • Agulha e linha
  • Alfinetes
  • Fecho (zíper, velcro ou botões)
Loading ...
Loading ...