Capacidade térmica do PVC

Escrito por marie clay | Traduzido por bruno belli sinder
Capacidade térmica do PVC
Ao instalar sistemas de PVC, siga todas as restrições térmicas e de pressurização do fabricante (Comstock/Comstock/Getty Images)

Policloreto de vinila, ou PVC, é um material muito usado em canos e sistemas de abastecimento e drenagem de água e esgoto. Para manter um sistema funcionando adequadamente e prevenir vazamentos e canos rompidos, é essencial seguir todas as restrições térmicas e de pressurização do PVC à risca.

Temperatura do PVC

O PVC padrão não é feito para transportar calor, mas tem uma classificação de acordo com as temperaturas de operação. A temperatura óptima do PVC é 23 graus Celsius, quando a pressurização no cano é igual à sua capacidade real. A 60 graus, o PVC fica instável e inseguro para transportar pressurização. Em temperaturas mais altas, use a tabela de classificação indicada no primeiro item da seção de referências abaixo. Multiplique a classificação de pressurização do seu cano pelo fator apresentado na coluna da temperatura que planeja utilizar. O número obtido é o máximo de pressurização aceito para essa aplicação.

CPVC

Em situações onde é necessário que o cano aguente temperaturas mais altas, como no fornecimento d'água para uma torneiro, pode-se usar CPVC ao invés de PVC. O CPVC é projetado para aguentar temperaturas maiores e tem um diâmetro ligeiramente menor. O cano pode ser usado em temperaturas de até 94 graus Celsius. Use a tabela encontrada no segundo item da seção de referências abaixo para multiplicar a classificação de pressurização do seu cano pelo fator agregado a temperatura de operação que pretende usar.

Solventes e roscas

As conexões de PVC com rosca não são tão fortes e não conseguem aguentar a mesma pressurização de conexões soldadas com solventes. De acordo com a Harvel, uma fabricante de PVC, as conexões de PVC com rosca têm metade da resistência de pressurização que as conexões soldadas com solventes, quando medidas em operação a 23 graus, e não devem ser usadas em temperaturas iguais ou superiores a 43 graus Celsius. A Harvel recomenda usar junções e uniões com bordas salientes quando for necessário trocar juntas que precisem aguentar temperaturas mais altas.

Pressurização

Embora a capacidade térmica não seja baseada na pressurização, a capacidade que o cano de PVC aguenta é determinada pela temperatura. Usar PVC com uma capacidade mais baixa pode oferecer perigo e causar rupturas nos canos. Conforme a temperatura do cano vai aumentando, a pressurização suportada diminui, e vice-versa. Verifique a listagem específica de pressurização e capacidade térmica referentes aos canos e junções que pretende usar.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível