Mais
×

Como fazer capas de almofadas sem uma máquina de costura

Atualizado em 17 abril, 2017

Para fazer capas de almofadas sem uma máquina especializada, costure as bordas à mão com pontos pequenos e uma linha resistente. Como esses itens decorativos não sofrem muito desgaste, a costura simples será suficiente. Se você preferir não costurar, use um tecido de fusão para fechar as costuras. Além disso, acrescente alguns elementos decorativos ao exterior da almofada ou use um pouco de cola quente para fixar botões.

Instruções

Costure à mão ou use tecido de fusão para fazer capas de almofadas sem uma máquina de costura (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Medindo a almofada

  1. Meça o tamanho da almofada ou consulte no pacote em que ela veio.

  2. Dobre a medida da almofada e subtraia 7,5 cm. O resultado será o comprimento.

  3. Subtraia 2,5 cm da medida da almofada. O resultado será a largura.

  4. Corte um retângulo de tecido com as medidas resultantes de comprimento e largura. Para isso, use uma tesoura ou um cortador circular e uma base de corte.

  5. Dobre o tecido ao meio para formar um quadrado, mantendo os lados com acabamento juntos. Dessa maneira, você terá três bordas abertas e uma borda dobrada.

  6. Costure à mão os lados da capa da almofada usando uma costura de 1 cm. Na costura superior, feche somente os cantos, costurando cerca de 5 cm de cada lado.

  7. Desvire a capa da almofada, de modo que o lado com acabamento fique para fora.

  8. Enfie a almofada na capa, empurrando-a em direção ao centro para permitir que você trabalhe com a costura superior final.

  9. Dobre a costura de 1 cm que restou no topo para o interior. Depois, costure-a trabalhando próximo à borda.

    Almofada redonda

  1. Meça o diâmetro da almofada e subtraia 5 cm.

  2. Dobre o tecido ao meio, mantendo os lados com acabamento juntos.

  3. Corte dois círculos de tecido que contenham a medida do diâmetro medido; use uma tesoura ou um cortador circular e uma base de corte.

  4. Mantenha os círculos de tecido com os lados com acabamento juntos e ​​costure à mão as bordas, usando uma costura de 1 cm. Deixe uma abertura grande o suficiente para inserir a almofada.

  5. Desvire a capa e insira a almofada. Empurre-a em direção ao centro para permitir que você trabalhe com a parte da costura que ainda estiver aberta.

  6. Dobre para o interior da capa a costura de 1 cm que sobrou e costure para fechar, trabalhando perto da borda.

Dicas

  • Para almofadas de 40 a 45 cm, 1 m de tecido servirá para três capas.
  • Para almofadas de 50 cm, um tecido um pouco maior que 1 m servirá para fazer duas capas.
  • Se preferir, use um tecido de fusão e um ferro de passar para fechar as costuras, em vez de costurá-las à mão. Consulte as instruções do fabricante para saber o peso correto para usar com o tecido e os procedimentos com o ferro de passar.
  • Para fazer uma capa circular, amarre um lápis a um pedaço de barbante. Depois, coloque a ponta dele no centro de uma folha de jornal e meça a distância entre o centro até uma distância igual à metade da medida do diâmetro. Coloque o lápis sobre esse ponto e estique o barbante. Depois de esticado, segure-o no centro com uma mão e desenhe um círculo com o lápis.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido
  • Tesoura ou cortador circular e base de corte
  • Agulha e linha
  • Tecido de fusão (opcional)
  • Ferro de passar (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article