Como fazer capas para sofá com lençol

Escrito por kate lee | Traduzido por marina bigarella
Como fazer capas para sofá com lençol
Lençóis podem ser um ótimo material para fazer capas simples e sem costura para sofás e poltronas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Lençóis podem ser um ótimo material para fazer capas simples e sem costura para sofás e poltronas acolchoados, já que são grandes e fáceis de se trabalhar. Você pode comprar lençóis de marcas especiais para capas ou pode comprar peças em promoção ou até mesmo usadas. Os lençóis sem elástico funcionam melhor. Contudo, se você quer usar um conjunto de lençóis, pode cortar o elástico e usar o material para cobrir as almofadas do assento. Até mesmo fronhas avulsas podem ser ótimas capas para almofadas.

Instruções

  1. 1

    Escolha um lençol grande o suficiente para cobrir o sofá ou poltrona por inteiro, atrás, na frente e nas laterais. Você precisará, no mínimo, de um lençol de casal para a maioria das poltronas e ainda pode precisar de dois lençóis tamanho king para um sofá.

  2. 2

    Compre cerca de duas dúzias de tachas acolchoadas, disponíveis em lojas de decoração e tecidos. Como algumas tachas vão aparecer, escolha aquelas com acabamento colorido ou metálico ou que tenham cabeças com formato de flores para decorar.

  3. 3

    Remova as almofadas do assento da poltrona ou sofá.

  4. 4

    Cubra a peça completamente. Dependendo do tamanho da peça, você pode precisar de um lençol maior para cobrir a parte da frente, assento e a parte de trás e outro lençol para cortar ao meio e cobrir os braços e as laterais.

  5. 5

    Forre o lençol sobre o assento, embutindo nos cantos; mas deixe tecido suficiente para cobrir a parte da frente e as laterais.

  6. 6

    Fixe o lençol na parte de trás do assento com as tachas acolchoadas, se desejar. Certifique-se de que as tachas estão o mais para trás possível.

  7. 7

    Ajeite o lençol sobre os braços do sofá, embutindo-o e dobrando conforme necessário para cobrir bem. Segure o lençol no lugar com as tachas acolchoadas ao longo das laterais dos braços e ao longo das laterais da parte da frente dos braços, se desejado.

  8. 8

    Ajuste o lençol sobre a parte de trás da poltrona ou sofá de modo que fique bem liso e esticado sobre o móvel. Fixe o lençol com tachas acolchoadas ou alfinetes.

  9. 9

    Corte um pedaço de lençol grande o suficiente para cobrir completamente a almofada do assento.

  10. 10

    Coloque o lençol com o lado avesso voltado para cima e ponha a almofada de cabeça para baixo sobre ele. Envolva a almofada do assento com o tecido, como um pacote, e prenda as bordas com alfinetes. Cubra qualquer outra almofada de assento da mesma forma.

  11. 11

    Reponha as almofadas do assento, com alfinetes voltados para baixo, na poltrona ou sofá. Os assentos ajudarão a fixar a capa no lugar.

Dicas & Advertências

  • Você pode costurar as capas para os almofadas de assento, fazê-las sem costura ou ainda usar cola para tecido.
  • Tome cuidado ao utilizar tachas acolchoadas e alfinetes.

O que você precisa?

  • Sofá ou poltrona
  • Lençóis
  • Tachas acolchoadas
  • Alfinetes
  • Tesoura

Lista completaMinimizar