Mais
×

Como fazer a capella no “Audacity”

Atualizado em 17 abril, 2017

Audacity é um aplicativo gratuito de gravação e edição digital para as plataformas Windows, Mac OS X e Linux. Ele é geralmente usado para criar o que é coloquialmente conhecido como “a capellas” - faixas vocais isoladas, ou “arrancadas”, de músicas completas. Existem alguns poucos métodos de alcançar isto, mas o Audacity oferece algumas ferramentas que deixam o processo relativamente simples. Entretanto, este método requer que você tenha uma versão com os instrumentos de fundo da música que você quer isolar dos vocais, assim como o arquivo original da música.

Instruções

Criar um a capella de uma trilha mista é fácil com o Audacity (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)
  1. Abra o Audacity. Quando ele carregar, abra o menu “File” (Arquivo) e escolha “Open” (Abrir). Localize o arquivo da música a partir do qual você quer derivar um a capella no pop-up do navegador e clique duas vezes nele. O Audacity irá carregar o arquivo em uma nova faixa e mostrar a sua forma de onda.

  2. Abra o menu “Project” (Projeto) e escolha “Import Audio” (Importar áudio). Localize o arquivo da versão instrumental da música e clique duas vezes. O Audacity irá carregá-lo em uma segunda faixa de som estéreo abaixo da primeira.

  3. Dê zoom até que as formas de ondas estejam muito mais detalhadas. Elas irão parecer quase idênticas, apenas variando nos pontos onde os vocais são mais proeminentes. Você deve alinhar as formas de ondas exatamente.

  4. Escolha um pico da forma de onda que seja visivelmente idêntico nas duas faixas. Clique em “Time-Shift Tool” (Ferramenta de mudança de tempo) na barra de ferramentas. Clique e segure em uma das faixas para movê-la para a esquerda ou direita em incrementos. Ajuste até que as duas formas de ondas estejam exatamente sincronizadas. Na maioria dos casos, isto não será necessário porque as duas versões estarão cronometradas precisamente da mesma maneira, mas é essencial assegurar-se que elas estão alinhadas. O a capella resultante não poderá ser usado se elas não estiverem.

  5. Selecione “Selection Tool” (Ferramenta de seleção) na barra de ferramentas e destaque toda a trilha instrumental. Tenha certeza que a forma de onda inteira está contemplada pela seleção.

  6. Abra o menu “Effects” (Efeitos) e escolha “Invert” (Inverter). A forma de onda da trilha instrumental será invertida, virando uma imagem espelhada dela mesma.

  7. Aperte “Play” (Tocar). Com a forma de onda invertida da faixa instrumental, isto irá cancelar os instrumentais na faixa com vocais, isolando os vocais do mix geral. Este fenômeno é chamado “cancelamento de fase” - quando uma de duas formas de ondas idênticas é invertida, isto cancela a primeira por ser seu exato oposto. Apenas a forma de onda que não for compartilhada é preservada.

  8. Abra o menu “File” (Arquivo) e escolha “Save Project As” (Salvar projeto como). Dê um nome para o a capella e clique em “Save” (Salvar).

O que você precisa

  • Versão instrumental da música
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article