O que os caracóis comem?

Escrito por charmiane wilson | Traduzido por abra kadabra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que os caracóis comem?
Os caracóis têm preferências alimentares e necessidades nutricionais especiais (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Se já alguma vez observou o deslizar de um caracol através do seu quintal, você poderá ter-se interrogado para onde é que ele se dirigia. A resposta para esta pergunta costuma ser: a procura de alimentos. Os hábitos alimentares destas criaturas, revestidas por uma concha, é um tema fascinante. Diferentes espécies de caracóis alimentam-se de coisas diferentes, dependendo do seu habitat natural. Todos eles precisam de cálcio na sua dieta, pois o cálcio ajuda a reparar e a manter as suas conchas saudáveis.

Outras pessoas estão lendo

Como os caracóis comem

A boca do caracol encontra-se localizada na parte inferior da sua cabeça. Este órgão contém uma ferramenta muscular denominada rádula, coberta por pequenos dentes. Quando os alimentos passam por eles, são rasgados, raspados e cortados em pequenos pedaços, passando depois, através do sistema digestivo do molusco.

Quando os caracóis comem

Os caracóis são moluscos noturnos, que também hibernam no inverno. Estes dois fatos relacionam-se fundamentalmente com o consumo de alimentos. Uma vez que passam as horas do dia dormindo, a melhor hora para se alimentarem é à noite e no início da manhã. Quando estão em preparação para o seu período de hibernação, os caracóis também comem mais, à medida que o tempo vai ficando mais frio. Isso permite-lhes sobreviver sem as reservas de gordura corporal, até entrarem em estado de hibernação.

Caracóis de água doce

A dieta dos caramujos de água doce é semelhante à dos caracóis terrestres. Esta variedade encontra-se ao redor de charcos e outras fontes de água doce. Eles também costumam ser mantidos em aquários, como animais de estimação. Na natureza, estes moluscos de água doce consomem vegetais e algas, utilizando também outras fontes de alimentação, à base de plantas vivas. Os caramujos domésticos podem consumir, igualmente, alimentos congelados para animais e flocos, vendidos em lojas da especialidade. O Planeta Animal refere que algumas espécies de caramujos de água doce, tais como os Marisa cornuarieti abandonam, por vezes, o meio aquático para procurar comida e alimentar-se de plantas e de animais em decomposição.

Caracóis terrestres

Os caracóis terrestres são herbívoros. A sua alimentação é composta por uma vasta gama de vegetação fresca. As plantas, as ervas, os frutos e os vegetais são as suas principais fontes de alimentação. Estas preferências alimentares explicam a razão pela qual os caracóis terrestres se encontram frequentemente em hortas domésticas, onde existe uma grande quantidade destes elementos, para fazer as delícias de quem os procura.

Caramujos de água salgada

Os caramujos de água salgada, que se encontram naturalmente nos oceanos, têm hábitos alimentares muito específicos. Este tipo de molusco alimenta-se de plantas em decomposição, resíduos de peixe, detritos em desintegração e restos de comida de outros animais. Os donos de aquários de água salgada apreciam esta espécie de caramujo, por ser uma ajuda preciosa na limpeza dos aquários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível