Mais
×

Como saber quando um caracol aquático está morto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando os peixes de aquário morrem, eles param de se mover e, geralmente, flutuam na superfície do tanque. Caracóis aquáticos quando estão vivos, por outro lado, podem permanecer parados por dia e flutuar na superfície da água quando o ar enche os pulmões. Infelizmente, os donos de animais são incapazes de dizer se seus animais de estimação estavam vivos e acabam enterrando os caracóis saudáveis ou os jogando fora. Dependendo da raça do caracol e as condições de seu tanque, eles podem se mover apenas durante a noite ou apenas quando vão se alimentar. Se o seu caracol está flutuando ou preso em sua concha durante dias a fio, deve-se verificar antes de assumir o pior.

Instruções

Os caracóis aquáticos podem permanecer em suas conchas durante dias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Segure o caracol contra uma luz brilhante. Se ele for jovem e a concha for translúcida o suficiente, será possível ver o seu coração. Um coração batendo indica que o caracol está vivo. Se conseguir ver o corpo do caracol através da concha, o mais provável é que ele esteja morto e em decomposição.

  2. Cheire a abertura da concha. Um mau cheiro indica que o caracol está morto e um odor fresco indica vida ou morte recente.

  3. Toque a "porta" na abertura da concha do caracol. Se ela estiver bem fechada, o caracol está vivo. Se a porta estiver frouxa, o caracol está morto, visto que, quando um caracol morre, seus músculos relaxam e essa porta permanece parcialmente aberta.

Dicas

  • Os caracóis são mais ativos na água de um tanque limpo com a água a 10 graus ou mais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article