Conhecimento

Características dos biomas das pradarias

Escrito por elizabeth stover | Traduzido por victor peña
Características dos biomas das pradarias

As gramíneas predominam no bioma das pradarias.

Grasslands of the bush image by Joey Caston from Fotolia.com

O clima afeta todos os biomas, inclusive as pradarias. No entanto, nas pradarias o clima tem uma força maior e mais importante. Algo característico é a dominância da vegetação rasteira na paisagem das pradarias. Elas consistem de espaços grandes e abertos que contêm pouca vegetação, além dos muitos tipos de gramíneas.

Outras pessoas estão lendo

Geografia

A falta de diversidade de vida vegetal e a abundância de gramíneas indicam um bioma de pradaria. Ao olhar para o horizonte, algumas poucas árvores podem aparecer perto de águas, mas elas são escassas. Todos os continentes, exceto a Antártica, possui pradarias. O Sul da África, a Eurásia, o entorno dos desertos australianos, as Grandes Planícies Norte-americanas e a América do Sul, todos possuem pradarias de tamanho significativo. As gramíneas podem chegar a 2,1 metros de altura, enquanto suas raízes podem chegar a 1,8 metros abaixo do solo.

Pradarias tropicais

Pradarias tropicais, ou savanas, ocorrem em climas mais quentes. A temperatura varia de 20 a 30 graus Celsius e chove cerca de 51 a 127 centímetros de água. No entanto, a chuva típica das pradarias tropicais consiste de uma temporada muito chuvosa seguida de uma temporada muito seca, podendo ocorrer queimadas. Tempestades e ventos fortes em outubro indicam o início da temporada de seca. Ventos fortes, seca e queimadas ocorrem até março, quando novas tempestades indicam o início da temporada de chuvas. Chuvas torrenciais caem, então, por cerca de seis a oito meses, assim reiniciando o ciclo.

Fatores contribuintes

As queimadas contribuem para as características dos biomas de savana e são necessárias para a formação das pradarias. Pradarias forçadas ocorrem, ocasionalmente, em áreas onde forças externas, como um solo empobrecido resultante de desmatamento, criam condições favoráveis para seu desenvolvimento. O clima, forças naturais e animais de pastoreio matam todas as árvores e arbustos grandes que começam a crescer na temporada de chuva. Apenas uma pequena camada de solo superficial existe em toda a pradaria, o que não é favorável para o crescimento de uma árvore. As gramíneas mortas durante as secas, ou queimadas, possuem raízes profundas cheias de nutrientes e florescem assim que as chuvas começam.

Pradarias temperadas

Pradarias temperadas possuem invernos frios e verões quentes. Temperaturas extremas e baixo índice pluviométrico caracterizam as diferenças entre as pradarias tropicais e temperadas. As planícies e pradarias da América do Norte são um exemplo clássico de pradarias temperadas. Secas sazonais e queimadas ocasionais ainda existem, mas não são tão dramáticas quanto nas savanas. Temperaturas extremas são o necessário para o desenvolvimento deste tipo de bioma na zona temperada, com invernos que chegam a -40 graus Celsius e verões de 38 graus Celsius. O índice pluviométrico beira dos 51 aos 89 centímetros ocorre durante a temporada de chuvas, no final da primavera e começo do verão.

Tipos temperados

Pradarias temperadas podem conter gramíneas curtas ou longas, baseado na quantidade de chuva que elas recebem. A classificação das pradarias temperadas incluem pradarias e estepes. Ambas têm invernos frios e verões quentes, porém estepes recebem menos chuva, o que leva as gramíneas do local a serem mais curtas. Estepes chegam a receber 50% menos chuvas. Esses biomas, normalmente, são usados para a criação de gado e para plantações. O uso contínuo de estepes deixa os solos incapazes de suportarem gramíneas, devido ao acúmulo de fertilizantes e à diminuição do solo superficial. Durante as secas, isso, geralmente, faz com que ocorram tempestades de poeira no Meio-Oeste americano.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media