Características de uma boa apresentação em PowerPoint

Escrito por heather dewar | Traduzido por maria clara cavalcanti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características de uma boa apresentação em PowerPoint
Mantenha um ritmo constante quando fizer a sua apresentação (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Antes do PowerPoint, palestras e apresentações utilizavam nada mais que quadros-negros, retroprojetores ou grandes folhas de papel para ilustrar alguns pontos. Hoje, as mesmas palestras podem ser mais efetivas com o uso do PowerPoint, um programa de criação e exibição de slides que faz parte do pacote Microsoft Office. Usuários avançados, e também os novos, são capazes de elaborar uma apresentação por meio desse programa seguindo tutoriais básicos. Entretanto, apenas saber como usar o software não garante bons slides.

Outras pessoas estão lendo

Texto

O atributo mais importante de uma boa apresentação em PowerPoint é o emprego correto da ortografia e da gramática. Mesmo com a mais incrível mensagem a passar, você perderá autoridade caso ela seja exposta com erros. Faça uma revisão ao final. Se você não possui muita familiaridade com as normas gramaticais, peça a um amigo ou colega para checar as incorreções. Tipo e tamanho adequados da fonte são também características significativas. Múltiplas fontes, ou aquelas mais chamativas e exageradas, podem ser uma distração. Ademais, de um computador para outro, as fontes podem variar bastante. Para que isso não seja um contratempo, apegue-se às que são básicas, como Times New Roman, Geneva e Arial. Utilize pelo menos o tamanho 28 para as fontes, de modo a assegurar que as palavras serão vistas sem problemas.

Características de uma boa apresentação em PowerPoint
Caso tenha dificuldade com o correto uso ortográfico e gramatical, não hesite em pedir ajuda a um amigo (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Cor

A integração das cores pode ser o tudo ou nada de sua apresentação. Primeiramente, é imprescindível fazer uso de cores compatíveis. Um disco de cores é útil para que se possa encontrar tons que fiquem bem juntos e evitar aqueles que chocam. Experimentar vai fazer com que você consiga o melhor tema, porém, de modo geral, texto escuro em fundo claro é mais fácil de ler e costuma ser mais bonito. Adicione cor para destacar trechos mais cansativos ou entediantes, visando a realçar frases importantes. Isso ajuda o ouvinte a assimilar a informação.

Características de uma boa apresentação em PowerPoint
O fundo claro costuma ajudar a plateia a enxergar bem o conteúdo do slide (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Multimídia

Adicionar vídeos, imagens e sons a um PowerPoint ajuda a chamar atenção para informações importantes e tornam os slides mais interessantes, normalmente. Contudo, o uso demasiado de multimídia poderá distrair e confundir o público, dificultando a retenção de partes significativas do texto apresentado. Uma boa regra é o emprego de um ou menos itens de multimídia por página, com texto de introdução ou síntese. Evite usar sons para todas as transições. Também não utilize imagens como fundo, pois não costuma ficar muito bonito e atua como fator de distração.

Outras considerações

Uma apresentação de PowerPoint é efetiva quando mantém, com sucesso, a atenção das pessoas e ajuda os ouvintes a reter informações. Adotar um ritmo devagar e constante é imprescindível para que isso aconteça. Deixe tempo suficiente para que todos possam absorver por completo a mensagem, mas não tempo demais a ponto que fiquem enfadados. Outros aspectos a serem considerados incluem garantir que seus slides não estejam confusos, integrar a participação e manter as transições curtas porém atraentes sem utilizar sons. Reveja seus slides antes de apresentá-los. E adicione personalidade e toques especiais, sempre em concordância com o conteúdo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível