Características do design em estilo oriental

Escrito por heather preston | Traduzido por angela spada
Características do design em estilo oriental
O design oriental é fácil de ser distinguido dos outros estilos (taiwan lanterns image by Mary Lane from Fotolia.com)

Design oriental geralmente se refere aos estilos encontrados na China, Japão, Tailândia e Vietnã, assim como de outros países do leste. Geralmente o termo é intercambiável com "design asiático" e se tornou um estilo proeminente no mundo inteiro. As características mais comuns e facilmente reconhecíveis desse design vêm da China e Japão, como elementos que fazem uso de cores escuras e ornamentação incomum.

Design japonês

É provável que você tenha ouvido o termo "zen" usado na linguagem moderna como um termo que descreve um estilo de vida pacífico e sereno. O design japonês incorpora completamente essa maneira de viver à moda antiga por meio de uma decoração simples e uso de materiais naturais. Você não encontrará cores artificiais ou tecidos brilhantes e enfeitados com lantejoulas nesse estilo, mas cores tênues (tons de marrom, verde e cinza), assim como padrões florais suaves, tecidos de maneira intrincada na seda. É comum encontrar bambu e pedras como materiais de móveis e portas translúcidas (portas shoji) como divisórias de aposentos. O design japonês contém principalmente linhas retas e se incorpora facilmente ao design moderno.

Design chinês

O design em estilo chinês é até mais fácil de identificar que o japonês. Em geral, faz uso de uma camada espessa de acabamento laqueado. A cor mais proeminente usada nesse design é o vermelho, que é um sinal de boa sorte na cultura chinesa. O amarelo é outra cor comum usada em interiores, enquanto o azul e o branco são mais usados para acessórios tradicionais. Murais de parede e telas dobráveis muitas vezes representam cenas históricas e importantes personagens chinesas. As lanternas de papel são usadas como dispositivos elétricos de iluminação.

Outros elementos

O design oriental não inclui todos os elementos mencionados anteriormente, nem precisa seguir regras estritas. A decoração pode ser tão simples quanto colocar um tapete embaixo de uma mesa da sala, combinando-o com o cinto do quimono (chamado de obi) usado como passadeira de mesa. A colocação de uma simples orquídea em um fecho de janela, ou uso de um frasco de saquê como vaso, também ajudam a incorporar o estilo. O design oriental contemporâneo muitas vezes exibe camas de plataforma e outras peças de mobiliário rentes ao chão. Sentar-se no chão em torno de uma mesa de café não é incomum.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível