Mais
×

Características e estilos de móveis coloniais

O estilo colonial de decoração existe desde tempos muito antigos. Ele foi fundado nas colônias americanas, dentro das casas opulentas dos ricos de Boston e da Filadélfia, cujos interiores eram destacados pela atenção ao detalhe. Pode ser uma surpresa saber que as influências dos móveis vieram da França, da Espanha e de países do Mediterrâneo, assim como da Inglaterra.

Móveis coloniais são altamente ornamentais (traditional style accent chair image by James Phelps from Fotolia.com)

Estilo colonial francês

Móveis coloniais franceses são caracterizados pelas madeiras de carvalho e de nogueira adornadas com talhamentos intrigantes. De acordo com o “The Complete Basic Book of Home Decorating”, móveis coloniais franceses são reconhecidos por suas curvas acentuadas, talhamentos intrigantes, decorações pintadas e simetria perfeita. Os móveis de períodos posteriores eram geralmente feitos de ébano. Exemplos comuns incluem armários, mesas grandes e gabinetes de banheiro.

Estilos mediterrâneo e espanhol

Os móveis coloniais espanhóis e mediterrâneos são bem diferentes dos franceses e ingleses. Seus artesões foram influenciados pelas cores brilhantes de sua localização geográfica, então os móveis desses países eram dominados por tons diferentes de aquamarina, siena queimado, verde cipreste e vermelhos e dourados metálicos. Muitos desses móveis possuíam detalhes decorativos em ferro.

Bancos, banquinhos e cadeiras

Um aspecto dos móveis coloniais importante de se manter em mente é que bancos e banquinhos eram mais universais do que cadeiras durante o começo do período. A maioria das cadeiras desse período eram desconfortavelmente desenhadas com costas retas e assentos simples de madeira. Assentos acolchoados não foram introduzidos até o fim dos anos 1600.

Camas altas

A cama alta, em que um colchão inferior podia ser guardado diretamente sob o colchão superior, foi um marco dos móveis coloniais. Apesar desse tipo de cama ter hoje um apelo estético e nostálgico, para muitos residentes do período colonial, essa cama era uma necessidade. As famílias eram grandes e as casas pequenas, então todo tipo de esforço era feito para economizar espaço.

Estilo William e Mary

O estilo William e Mary foi nomeado pelo casal real britânico e ganhou popularidade nos anos 1700 a 1725. De acordo com o "Homes Today and Tomorrow", esse estilo de móveis é caracterizado pelo uso de folheados finos de madeira que eram colados a madeiras baratas para melhorar o acabamento. Cadeiras elegantemente feitas de nogueira, bétula e plátano eram folheadas com seda e veludo.

Estilo Queen Anne

O estilo Queen Anne substituiu a popularidade do estilo William e Mary de 1720 a 1755. Um dos elementos mais representativos desse período é a perna cabriole, que se curva para fora e depois para dentro acima de um pé altamente decorado. Foi durante esse período que móveis acolchoados foram feitos pela primeira vez e, como resultado, os móveis desse período são muito mais confortáveis do que os de eras anteriores.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article