×
Loading ...

As características da família Felidae

Os membros da família Felidae são mais conhecidos como gatos e incluem todo tipo de felino vivo, do leão e o tigre até o gato doméstico. A Felidae é a categoria taxonômica à qual todos os gatos pertencem devido aos traços físicos e relações genéticas que compartilham.

Os felinos pertencem à família Felidae (Anup Shah/Digital Vision/Getty Images)

Cabeça

Os membros da família felídea normalmente têm um rosto, ou focinho, curto, o que lhes dá uma mordida poderosa. O focinho curto significa que o número de dentes é reduzido, com um pré-molar menor ou inexistente. Os dentes são geralmente adaptados para estraçalhar ou cortar, em vez de esmagar.

As órbitas, ou cavidades, oculares, são grandes e situadas de tal forma que proporcionam visão binocular. Isso significa que eles enxergam com os dois olhos e sua localização na parte frontal do crânio dá aos felídeos uma boa percepção de profundidade — uma adaptação frequente em predadores. Os felídeos também têm boa visão noturna — seus olhos são aproximadamente seis vezes mais sensíveis à luz do que os humanos, o que significa que eles podem caçar à noite.

Loading...
Os felídeos têm focinho curto (House Cat image by phizics from Fotolia.com)

Patas

Os felídeos são digitígrados, o que quer dizer que caminham sobre as pontas dos dedos. Eles possuem garras afiadas e curvas, que são também retráteis em todos os membros da família, com exceção do guepardo. Eles têm patas dianteiras fortes, que podem girar quando as solas dos pés estão viradas para cima. Todas essas características permitem que os felídeos cacem, agarrando e se atracando com a presa.

Os felinos possuem garras retráteis (cat image by Kaarel from Fotolia.com)

Pelagem

Os corpos dos felídeos são normalmente cobertos de pelos, o que os ajuda a manter a temperatura corporal. Os felídeos são encontrados em todos os continentes, com exceção da Antártida; as condições climáticas amplamente variadas criaram numerosas adaptações quanto à pelagem, desde o pelo denso do leopardo-das-neves até a pelagem relativamente leve dos guepardos. Os felídeos podem ter várias cores diferentes, embora o marrom e o dourado sejam comuns; muitos felídeos têm pelos estampados com listras, manchas ou rosetas. Essas estampas podem auxiliar na camuflagem quando os felídeos estão caçando.

Como muitos felídeos, os tigres têm pelagem estampada (Siberian Tiger 3 image by amethyst from Fotolia.com)

Comportamento

Todos os felinos são carnívoros, o que significa que eles naturalmente comem carne. Muitas de suas adaptações físicas, como visão noturna e garras afiadas, acentuam sua capacidade de caçar uma presa. Os felídeos usam a visão para caçar, gostam de observar a presa, às vezes as vigiando para fazer a aproximação. Contudo, diferentes felídeos têm estratégias de caça distintas, que fazem proveito dos pontos fortes de cada gênero. Os guepardos, de compleição leve, que pertencem ao gênero Acinonyx, procuram capturar a presa com uma caçada curta, de explosão, durante a qual eles conseguem alcançar velocidades superiores a 90 km/h. Os leopardos, que são membros do gênero Panthera, usam sua capacidade de escalar para arrastar as presas para o alto de árvores.

Os guepardos podem alcançar mais de 90 km/h (Cheetah image by Pushpangadan from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...