Características de um gerente visionário

Escrito por edward mercer | Traduzido por raissa junker
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características de um gerente visionário
Gestão visionária salienta pensamento estratégico a longo prazo e avaliação (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Gestão visionária (o processo de criação de planos estratégicos com base em avaliações completas de recursos disponíveis) requer um tipo específico de gerente. Ao contrário da gestão tradicional (que enfatiza relações hierárquicas com pouco feedback), uma gestão visionária exige um gerente deliberativo, flexível, aberto à opiniões e com visão de futuro.

Outras pessoas estão lendo

Deliberativo e aberto

Como o título sugere, uma gestão visionária é fundamentada principalmente sobre ver e fazer um balanço de todos os recursos disponíveis e as práticas atuais. Na verdade, o primeiro passo em uma gestão visionária exige um gerente que seja capaz de ver todos os recursos à sua disposição antes de pensar em um plano e executá-lo. Este processo requer uma certa abertura para o fluxo de informações vindas dos funcionários, que entendem mais sobre o dia a dia do que qualquer outra pessoa. Um gerente visionário deve estar disposto a aceitar esse feedback e inclui-lo em suas deliberações nas diferentes estratégias de desenvolvimento.

Flexibilidade

Claro que a visão de um gestor sobre os recursos e processos pode ser condicionado pela sua posição na empresa. Como diz o velho ditado, o topo pode ser solitário, e um gerente visionário não deve apenas estar disposto a incluir outros funcionários em tomadas de decisão mas ser flexível em seu planejamento para incluir novas perspectivas. Isso é muitas vezes a parte mais difícil de um gestor visionário. Os gestores devem estar dispostos a abrir mão de seus tradicionais pontos de vista e sabedoria convencional a fim de ouvir e incluir as perspectivas de outras pessoas na empresa (incluindo funcionários), que podem ter uma visão única sobre as decisões.

Pensar "fora da caixa"

Após um gerente visionário ter feito um balanço completo da situação da empresa, deve também estar disposto a projetar esses recursos para o desenvolvimento ideal. Sem se ligar aos meios tradicionais de fazer as coisas, um gerente visionário será capaz de ver como os recursos irão se desenvolver no futuro sob circunstâncias diferentes. Essa visão se aplica a ambos os recursos de capital e sempre enfatiza melhorias, como adaptações em edifícios e também programas de treinamento para funcionários.

Organizado e estratégico

Um gerente visionário com uma ideia completa de pontos fracos e fortes de sua empresa também é capaz de coordenar todos os recursos da empresa em um plano estratégico para o futuro. Esse processo envolve a identificação de pontos contraditórios entre os diferentes processos da empresa e potenciais sinergias entre equipes para o desenvolvimento mútuo. Tal ponto de vista permite que a gestão se torne mais eficaz e eficiente, e garante que todos os seus recursos estejam trabalhando em direção a um objetivo comum.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível