Mais
×

Características das lagartixas

Com mais de 1.000 espécies de lagartixas na família Gekkonidae, não é surpresa que muitos desses répteis compartilhem algumas características físicas. Desde suas adaptações dos dedos para permitir uma escalada vertical até seus rabos cada vez maiores, as características de uma lagartixa têm finalidades importantes.

Lagartixas existem em diversas cores para se camuflarem em seu ambiente

Olhos

Dormir durante o dia é o padrão para lagartixas noturnas, que possuem pupilas longas em um estilo de fenda que se assemelha a um buraco de fechadura. A atividade durante o dia é comum para lagartixas com as pupilas redondas, similares as dos seres humanos.

Dedos

Cobertos com dezenas de abas de pele, os dedos das lagartixas são cobertos com muitos pelos minúsculos. Anexados aos pelos estão pequenas almofadas que permitem que muitas espécies escalem verticalmente, fiquem de cabeça para baixo e se mantenham em superfícies lisas.

Rabos

Usado para armazenar gordura e nutrientes, os rabos das lagartixas mudam o tamanho e forma. Rabos fofos e grossos indicam lagartixas saudáveis​​, enquanto que rabos finos são comuns em lagartixas sem gordura armazenada.

Pele

A cobertura de pele ajuda as lagartixas a se camuflarem em seu ambiente, as lagartixas existem em tons de marrom, verde, amarelo e preto.

Tamanho

Lagartixas variam em tamanho dependendo do seu tipo, variando de apenas alguns centímetros no nascimento até 30 centímetros quando adultas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article