Características das metodologias de desenvolvimento e dos métodos de pesquisa mistos

Escrito por christine lebednik | Traduzido por ingrid marçal
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Características das metodologias de desenvolvimento e dos métodos de pesquisa mistos
Ambas as formas de pesquisa foram desenvolvidas a partir da necessidade de abordagens de pesquisa únicas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Entender as características dos métodos de pesquisa mistos e das metodologias de desenvolvimento requer o entendimento dos fundamentos de algumas abordagens gerais de pesquisa. Ambas as formas de pesquisa foram desenvolvidas a partir da necessidade de abordagens para pesquisas específicas que as metodologias de pesquisa tradicionais não abordam. As características desses tipos de pesquisa se relacionam com projetos direcionados a aplicações únicas.

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Fundamentos de pesquisa

A pesquisa quantitativa foca em dados empíricos. Por exemplo, o endereço físico de uma casa ou empresa existe como um fato. O pesquisador pode identificar o local onde a casa está por meio de seu endereço. Algum outro pesquisador, por exemplo um pesquisador do censo, contanto que a casa exista, pode identificar fatos adicionais sobre as pessoas que moram na casa. Embora os fatos possam mudar, quando o censo foi feito, dados como o número de residentes, renda do mantenedor da família e dados sobre o emprego de cada foram coletados e são quantitativos e factuais. As metodologias de pesquisa qualitativa, no entanto, definem suas conclusões por meio de indicadores qualitativos referentes ao projeto de pesquisa. Esses fatores podem incluir considerações como o efeito de percepções, crenças, contexto cultural e experiências sobre o resultado.

Método misto

Métodos de pesquisa mistos provêm de um ambiente no qual pesquisadores profissionais têm a tendência a usar exclusivamente a pesquisa quantitativa ou a qualitativa como descrito no site americano American Educational Research Association. Uma das características dos métodos de pesquisa mistos é que essa abordagem procura minimizar as fraquezas e aproveitar os pontos fortes de ambos os tipos de pesquisa, qualitativo e quantitativo. Além disso, a metodologia mista reconhece o valor do conhecimento construído por meios qualitativos como aqueles obtidos por percepções assim como experiências baseadas em aspectos factuais do mundo em que vivemos. Outra característica chave dessa metodologia de pesquisa é que ela rejeita o dualismo que define as metodologias qualitativa e quantitativa ou aquelas baseadas em coisas subjetivas como tendo um valor apenas em exclusividade do outro.

Metodologia de desenvolvimento

A principal característica das pesquisas baseadas em metodologias de desenvolvimento é que elas se referem à pesquisa a nível de coleta de dados antes mesmo de executar o planejamento de alguma metodologia. Isto é, as pessoas que trabalham no planejamento do projeto de pesquisa (qualquer novo produto, desde um novo tipo de panela, um sistema computacional, até designs arquiteturais para algum prédio) usam a abordagem mista como descrito no site da Loughborough University. O objetivo da abordagem de pesquisa mista envolve a coleta de informações a partir de indivíduos que são, ou potencialmente serão, usuários do novo produto, sistema, ou construção logo na fase de planejamento. Metodologias incluem atividades como grupos de foco que permitem aos usuários, ou possíveis usuários, avaliar a usabilidade e fazer estudos de caso a partir de pessoas envolvidas no uso de produtos similares ou na metodologia de pesquisa em si. Outra metodologia envolve o desenvolvimento de profissionais que possam representar os possíveis usuários no processo de design. Como exemplo dessa última abordagem, muitos times de desenvolvimento de software incorporam um grupo responsável pela comunicação técnica durante o planejamento para o desenvolvimento do projeto porque, no início, os profissionais de comunicação técnica têm similar falta de familiaridade com o software em desenvolvimento que teria um típico usuário final. Esse time também deve ser comunicativo para conseguir sugerir melhorias ao time de design técnico.

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