Características necessárias para ser um engenheiro ambiental

Escrito por karen farnen | Traduzido por william ferreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características necessárias para ser um engenheiro ambiental
Engenheiros ambientais ajudam a limpar e proteger a Terra (pollution environment image by likhasit from Fotolia.com)

Os engenheiros ambientais trabalham em uma ampla gama de indústrias, incluindo o controle de poluição, gestão da terra, abastecimento de água, coleta de lixo e saúde pública. O "Bureau of Labor Statistics" (Laboratório de Estatísticas do Trabalho) norte-americano prevê um aumento de 31% nos postos de trabalho para esse profissional, em dez anos, até 2018. A área tem um futuro brilhante para aqueles que têm as habilidades, as características pessoais e o treinamento necessários.

Outras pessoas estão lendo

Habilidade em ciências

Um engenheiro ambiental precisa de fortes conhecimentos em todas as ciências, incluindo álgebra, trigonometria e outras áreas da matemática, bem como computadores, química, biologia e física. Tenha uma agenda cheia de aulas de ciências na escola para se preparar para as de engenharia da faculdade.

Habilidades de comunicação

Um engenheiro ambiental precisa muito da capacidade de falar, escrever e trabalhar bem com os outros. Como engenheiro, você precisa ser capaz de produzir relatórios claros e liderar uma equipe de trabalhadores. Além de aulas de ciências, faça cursos na área de humanas, como de inglês, discurso e comunicação para desenvolver essas características importantes.

Cursos de engenharia

Empregos na área de Engenharia Ambiental exigem minimamente um bacharelado em Engenharia. Dependendo de qual faculdade você estudar, deve obter uma licenciatura em Engenharia Ambiental, se disponível, ou bacharelado em Engenharia Civil, Mecânica ou Química. Muitos empregadores agora preferem candidatos com o grau de mestre em Engenharia Ambiental, porque o campo se desenvolve e muda constantemente. Engenheiros ambientais precisam se comprometer com a aprendizagem ao longo da vida. Começar um PhD abrirá ainda mais oportunidades.

Disponibilidade para trabalhar fora e viajar

Como engenheiro ambiental, você provavelmente gastará de 25% a 50% ou mais do seu tempo ao ar livre colhendo amostras do solo ou água, dependendo do trabalho. Você precisa ter disponibilidade de sujar as mãos e trabalhar em ambientes sujos e pode precisar viajar para locais distantes ou para outros países. É preciso ter esta disponibilidade, caso o empregador ou o cliente precisem de seus conhecimentos.

Outras qualidades pessoais

Os engenheiros ambientais também precisam ter curiosidade, criatividade e atenção aos detalhes; devem ter um forte desejo de contribuir para melhorar o meio ambiente, preservar o planeta e ajudar os outros. Muitos engenheiros trabalham como consultores e, para ter sucesso na profissão, você deve ter habilidades comerciais, de marketing e automotivação.

Salários

Desde 2009, o BLS (laboratório de estatísticas norte-americano) relata um salário médio anual de mais de R$ 160.000,00 para engenheiros ambientais nos Estados Unidos. No Brasil, o salário mínimo de um engenheiro ambiental, segundo uma lei federal, é de seis salários mínimos, perfazendo menos de R$ 36.000,00 por ano, mas o mercado está crescendo em virtude de uma demanda maior por esses profissionais, e a tendência é que os salários aumentem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível