As características do papelão

Escrito por joanna swanson | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As características do papelão
O papelão tem muitas características positivas. (carton image by Unclesam from Fotolia.com)

De acordo com o dicionário on-line Merriam Webster, o papelão é feito de celulose ou fibra de celulose e é semelhante ao papel, mas mais espesso. O cartão ondulado é feito de uma peça com caneluras de papel grosso colado entre duas peças ainda mais grossas de papel. O papelão é um material sustentável e duradouro que pode ser adaptado às necessidades de quase todas as pessoas.

Outras pessoas estão lendo

tipos

As pessoas usam vários tipos de papelão. Muitos alimentos são embalados em embalagens de papelão não ondulado. Este papelão é, apenas, uma peça de papel grosso dobrado em forma de uma caixa. As caixas de papelão ondulado podem ter várias camadas de ondulado e papelão. A folha com face simples é a mais comum, tendo um pedaço de papel ondulado entre dois pedaços de papelão. A duplex tem duas camadas de ondulado entre três camadas de papelão e a triplex tem três camadas de ondulado entre quatro camadas de papelão.

As características do papelão
Uma caixa papelão para embalar comida. (Pack made of cardboard for mango juice drink image by L. Shat from Fotolia.com)

durabilidade

O papelão é conhecido pela sua durabilidade. As fibras de celulose que compõem o papelão são fortes e resistentes. O papelão resiste a furos e não se rasga facilmente. O seu interior disposto em arcos ondulados dá durabilidade ao papelão. O ondulado fica diposto em linhas e na vertical de modo que a parte interior do papelão forme colunas que terão a capacidade de suportar uma grande quantidade de peso.

Isolamento

O papel ondulado tem características isolantes devido ao design ondulado do seu interior. Segundo o Teachers Domain, quando a força é aplicada a um arco, ela se transfere ao longo da curva do arco até à base. Logo, os arcos ondulados fazem com que o papelão tolere mais força externa. Os ondulados também prendem o ar entre duas camadas de papelão, aumentando a quantidade de tempo necessária para transferir energia do exterior para o interior da caixa.

Sustentabilidade

Como o papelão é composto por fibras de celulose, ele é reciclável e sustentável. De acordo com a Corrugated Packaging Alliance, a média das caixas de papelão é feita com 43 por cento de fibra reciclada. Ele é também o material mais reciclado e quase todos são transformados em novos produtos de papelão. O papelão é sustentável, porque é fabricado com matérias-primas que são extraídas das árvores, uma fonte renovável. Noventa e três por cento de todas as caixas de papelão são feitos de matérias-primas dadas pela iniciativa sustentável de florestas (Sustainable Forestry Initiative), uma organização que auxília na gestão de florestas.

Personalizável

O papelão é facilmente personalizado para satisfazer as necessidades do consumidor final. As caixas de cereais não são onduladas, já as caixas que servem para embalar produtos são. O papelão também pode ser cortado e dobrado para fazer caixas de diferentes tamanhos, formas ou disposições. Nele são facilmente escritos logotipos, advertências e outras informações. O papelão é considerado um retardante de chamas ou um controlador de eletricidade estática. As caixas de papelão são, muitas vezes, usadas para cumprir os requisitos de transporte por via marítima ou para separar espaços na prateleira.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível