Características de um portfólio digital

Escrito por melissa cole | Traduzido por vinicius marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características de um portfólio digital
Portfólio digital é uma forma dinâmica de apresentar a sua marca profissional na internet (http, www, icon, web, website image by creative from Fotolia.com)

O advento de portfólios baseados na internet ou de portfólios digitais tem revolucionado o modo como apresentar currículos, documentos complementares e materiais para se candidatar a uma vaga de emprego, por exemplo, artigos publicados e amostras de trabalho, bem como outras informações que ajudam a qualificar o candidato. Eles podem ser criados por você mesmo, usando um blog gratuito, adquirindo um domínio na internet ou utilizando um serviço de criação de portfólios digitais (muitas universidades oferecem esse serviço gratuitamente a estudantes cadastrados, por meio de departamentos relacionados à inserção dos alunos no mercado de trabalho). Embora alguns aspectos possam variar, por exemplo, relacionados às aspirações profissionais, experiência e até preferências pessoais, outros são comuns à maioria deles.

Outras pessoas estão lendo

Currículo

Um currículo no portfólio digital é uma versão eletrônica de um currículo tradicional, sendo a única diferença que você o estará utilizando para exibir as suas conquistas profissionais na internet, ou seja, é possível compartilhar o seu histórico educacional, experiência profissional, títulos, homenagens e habilidades especiais nessa seção ou na página do seu portfólio digital. As informações apresentadas em um currículo convencional podem ser inseridas em uma página da internet.

Multimídia

Fotos e vídeos são uma dimensão extra da marca profissional que você apresenta como parte do seu portfólio digital. As fotos digitais são especialmente importantes para aqueles que atuam em segmentos criativos, como fotografia e artes, mas também podem ser importantes para mostrar o seu histórico de voluntariado ou o recebimento de algum prêmio. Atualmente, os empregadores procuram por habilidades múltiplas, por isso as fotos das suas atividades de lazer favoritas podem ser uma boa investida. Do mesmo modo, os vídeos podem impressionar, por exemplo, um evento que você filmou, um documentário que fez ou até mesmo um aparecimento na mídia. Um portfólio cheio de recursos de comunicação é uma forma dinâmica de atrair empregadores em potencial.

Documentos

Faça planilhas, documentos de texto, comunicados à imprensa, folhetos, apresentações no Power Point ou outros documentos associados à sua carreira profissional que estejam disponíveis para serem baixados. Arquivos em formato PDF são uma ótima maneira de compartilhar trechos de jornais que falam sobre você ou que tenha publicado.

Atalhos

O conhecimento dos recursos da internet também poderá ser demonstrado, assim como o uso de atalhos, que podem ajudar as pessoas a encontrar páginas que estejam relacionadas a você. Também é importante participar de redes sociais, como Linked In ou Plaxo, para se conectar a colegas e a empregadores atuais e do passado e para divulgar oportunidades e até mesmo postar cartas de recomendação. Por outro lado, visões profissionais podem ser compartilhadas por meio da sua página no Twitter ou, quem sabe, por uma página de fãs no Facebook.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível