×
Loading ...

Características principais de uma família saudável

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As opiniões sobre o que caracteriza uma família saudável podem ser diferentes, como no quesito religião, por exemplo. Entretanto, existem características-chaves que separam uma família funcional de uma desequilibrada, de acordo com a Mid-Ohio Psychological Services. Muitos desses sinais estão relacionados com comunicação e a transmissão de valores fortes para as crianças.

As opiniões sobre quais são os sinais de uma família saudável podem variar (Getty Images)

Comunicação

De acordo com a Mid-Ohio Psychological Services, uma família saudável se comunica bem. Isso significa pais e crianças que sabem quando ouvir, que reconhecem a comunicação não verbal e encorajam a expressar ideias e sentimentos. Já que brigas são normais em famílias, uma família saudável também tem um sistema para lidar com isso ou fazer as pazes após uma discussão. Elas equilibram a maneira como as pessoas interagem, um membro, por exemplo, não fala mais do que outro.

Loading...

Respeito

Respeito também é uma característica importante de uma família saudável. Os membros respeitam o direito de cada um ser o que quer. Uma maneira de fazer isso é afirmar e apoiar as decisões de cada um. Certificar-se de que todo mundo se sinta respeitado é a chave para construir uma autoestima elevada. Outro aspecto importante é ensinar respeito por si próprio e pelas pessoas fora da família. O respeito leva à confiança, que também é um ponto importante. Os pais devem confiar nas crianças e vice-versa.

Valores

A família é o local ideal para ensinar e aprender as diferenças entre certo e errado. De acordo com a Mid-Ohio Psychological Services, é importante que os membros da família compartilhem valores semelhantes, senão as crianças terão mensagens contraditórias dos seus pais. As crianças também devem ser responsabilizadas por seu mau comportamento. Ao invés de simplesmente ser punidas, elas devem entender as razões. Os pais precisam certificar-se de que seus filhos defendam os valores familiares em vez de deixar que façam o que quiserem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...