Características e propriedades da lã usada em peças de roupa

Escrito por laura fernandez | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características e propriedades da lã usada em peças de roupa
Trajes feitos de lã são duráveis, seguros e confortáveis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Durabilidade, elasticidade e resistência fazem da lã um material perfeito para criar peças de roupa. O vestuário feito com esse material é naturalmente resistente à chama, é confortável e dura mais tempo do que materiais feitos pelo homem. De acordo com a Associação Industrial de Lã americana, as roupas feitas com esse material remontam à Idade da Pedra e têm desempenhado um papel importante no comércio ao longo da história. A característica da lã em manter a forma, em controlar a temperatura corporal e em evitar a moldagem nunca foi alcançada por qualquer outro material.

Outras pessoas estão lendo

Segurança da lã

Roupa feita em lã é, naturalmente, resistente à chama e queimaduras, tornando-se opção segura para usar próximo ao fogo e às fogueiras. Bombeiros usam uniformes de lã para protegê-los das chamas e do sobreaquecimento. Esse tecido controla a temperatura do corpo, absorvendo a umidade e a transpiração. A umidade proveniente de qualquer atmosfera ou corpo é absorvida no interior da lã, deixando uma camada seca de tecido junto à pele. Roupas de lã irão absorver até 30% do seu peso em umidade antes de você se sentir úmido e mais pesado.

Características e propriedades da lã usada em peças de roupa
Trajes dos bombeiros são feitos com 100% de lã (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Isolamento

É comum usar peças de roupa de lã no deserto onde os dias são quentes e as noites frias por ele ser um isolante natural. A lã impede o sobreaquecimento, absorvendo a umidade produzida pelo corpo. Da mesma forma, a roupa de lã é uma escolha ideal para a prevenção da hipotermia. Ela absorve a umidade que reage com as fibras. Como as moléculas reagem, as ligações de hidrogênio quebram-se, o que, por sua vez, gera calor.

Características e propriedades da lã usada em peças de roupa
Lã isola você das temperaturas quentes e frias (Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images)

Feltragem

A estrutura da fibra de lã permite que peças de roupa com esse material sejam feltradas facilmente quando imergidas em água com temperaturas extremas. A agitação mecânica de uma máquina de lavar roupa ou a lavagem à mão de forma vigorosa força a roupa a ser feltrada através do entrelaçamento das fibras. Instruções especiais de lavagem devem ser impressas na etiqueta da peça. Roupas de lã marcadas como "superwash" na etiqueta são tratadas especialmente para resistir à feltragem e encolhimento durante a lavagem feita na máquina.

Características e propriedades da lã usada em peças de roupa
Peças de roupa em lã são feltradas e encolhem quando lavadas em altas temperaturas com agitação (Barbara Penoyar/Stockbyte/Getty Images)

Durabilidade

A estrutura da fibra de lã permite que as roupas durem mais tempo que o algodão ou a seda. Ela é enrolada em bobines permitindo ao tecido esticar 50% quando molhado e 30% quando seco, conservando, assim, a sua forma inicial. De acordo com a Associação Industrial de Lã americana, as fibras de lã podem ser dobradas para trás mais de 20 mil vezes sem quebrar, enquanto o algodão quebra após 3 mil vezes e a seda apenas pode ser dobrada para trás 2 mil vezes. A flexibilidade natural da lã evita o desgaste e os rasgões.

Características e propriedades da lã usada em peças de roupa
A roupa de lã é mais durável que a de seda e algodão (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível