As características de um sistema ERP

Escrito por marcus paine | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A sigla ERP, que significa planejamento de recursos empresariais (ou, em inglês, enterprise resource planning) é um software dedicado que coleta, coordena e organiza as informações em um fluxo de dados integrados em toda a empresa. O ERP tem uma gama de módulos integrados que são eficazes em ajudar nas atividades diárias da organização. As unidades de negócio beneficiadas pelo software incluem marketing, gestão de inventário, qualidade, finanças, entrega e de vendas.

Outras pessoas estão lendo

Desenho modular

O desenho modular de um sistema ERP incorpora diversos módulos de negócio distintos, tais como de fabricação, financeiro, contabilidade e de distribuição, e cada um cuida das funções de uma seção ou departamento especial de uma organização. Embora estejam totalmente separados, eles estão integrados de tal forma a proporcionar um fluxo contínuo de dados entre os vários módulos. Isso amplia a transparência operacional fornecida pela interface padrão. Os módulos separados trabalham em tempo real com os recursos online e de processamento em lote.

Banco de dados comum central

Ter um sistema de gestão de banco de dados comum centralizado, também chamado de SGBD, é uma característica importante de um bom sistema ERP. Todos os dados são registrados e armazenados uma única vez e, depois, utilizados por todos os departamentos e módulos simultaneamente. Isso ajuda a eliminar as falhas inerentes associadas à utilização do banco de dados distribuído. Essa estrutura cria várias duplicidades e redundâncias de dados, e os riscos de inconsistências nos mesmos aumentam exponencialmente.

Desenho flexível e aberto

Como as organizações são parcialmente dinâmicas por natureza, os sistemas ERP oferecem muita flexibilidade para responder às necessidades da empresa que estão em constante mudança. Eles têm uma arquitetura de sistema aberto, que permite colocar ou retirar qualquer módulo quando necessário, sem afetar os outros. Um sistema seguro deve suportar a conectividade com outras entidades dentro da organização e não deve ser confinado aos seus limites. O módulo também deve estar conectado à Internet.

Geração automática de informações

Um sistema ERP fornece ferramentas de inteligência comercial, como sistemas de informação executiva, de apoio à decisão, de alerta fácil e de prospecção, com relatórios de dados para permitir que as pessoas aprimorem a tomada de decisões, o que resulta na melhoria geral dos processos dos negócios. Todas as informações financeiras e comerciais são geradas automaticamente a partir dos dados já inseridos no banco de dados comum centralizado do sistema de ERP, sem oferecer instruções adicionais. Um bom sistema ERP possui o armazenamento de todas as melhores práticas do negócio aplicáveis mundialmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível