Características-chave de uma perspectiva antropológica

Escrito por jason taylor | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características-chave de uma perspectiva antropológica
A antropologia estuda o comportamento humano, culturas e tradições, o que inclui nosso trabalho, crenças e nossos jogos (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

A antropologia é o estudo das culturas, tradições, origens, comportamentos e sociedade humana. Questões essenciais em antropologia são as origens do ser humano: como nos desenvolvemos e evoluímos até nosso estágio atual; de onde as emoções vêm e por que nós as sentimos; como interagimos com o ambiente e por que acreditamos em religiões. A antropologia procura responder a estas questões através da observação e experimentação.

Outras pessoas estão lendo

Antropologia biológica

A antropologia biológica concentra-se em dois conceitos primordiais: evolução humana e interação social. Para aprender como os humanos evoluíram de formas anteriores de vida, este braço da antropologia pesquisa seus parentes mais próximos: os primatas. Primatas incluem humanos, chimpanzés, macacos e lêmures. O comportamento deles é estudado através da observação. Os fósseis dos nossos ancestrais também são usados na antropologia biológica para estudar as semelhanças físicas entre humanos pré-históricos, e têm indicado que os primeiros seres humanos surgiram na África.

Antropologia cultural

A palavra cultura pode se referir a uma grande variedade de temas, tais como literatura, arte, música, culinária e tradições. Para antropólogos culturais, a cultura é o conjunto dos comportamentos humanos aprendidos.

Da perspectiva deste ramo da antropologia, a cultura é vista como um fator muito importante na sobrevivência humana, sendo constantemente mutável e facilmente perdida, uma vez que existe apenas enquanto construção mental. Arquitetura, cerimônias e tradições são apenas os produtos da cultura e não a cultura em si, que existe apenas enquanto ideia ou pensamento na mente humana. A antropologia cultural reconhece três principais camadas da cultura: nacionalidade, subcultura e fatores universais.

Antropologia linguística

A antropologia linguística é o estudo da linguagem na sociedade e cultura humana, tanto no passado quanto no presente. O campo geral do estudo da linguagem é conhecido como linguística, que é uma abordagem antropológica da linguagem que focaliza seu uso e desenvolvimento e nos panos de fundo social e cultural que acompanham a linguagem. Antropólogos linguísticos também estudam as maneiras pelas quais as pessoas negociam, conversam e rivalizam entre si através da linguagem.

Antropologia social

A antropologia social examina as diferentes culturas de sociedades humanas do mundo e cada um dos processos sociais. Consequentemente, seu campo de estudo é muito vasto, uma vez que todas as atividades humanas são consideradas objeto de estudo, assim como todas as mudanças sociais e culturais. A antropologia social enfatiza o trabalho de campo, comparações entre as várias culturas e sociedade e perspectivas holísticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível