×
Loading ...

Como caramelizar açúcar mascavo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Caramelizar açúcar mascavo é uma técnica muito utilizada por muitos cozinheiros e chefs, para dar ao açúcar textura, sabor e cheiro diferentes para algumas receitas para café da manhã e jantar, juntamente com uma variedade de petiscos e lanches. Há muitos usos para o açúcar caramelizado, como envolver maçãs durante as festas juninas, cobertura para bolo, assim como ser a base de doces caramelizados.

Instruções

Doces caramelizados (Elizabeth Kraft/Demand Media)

    Instruções

  1. Adicione o açúcar na panela e coloque-a no fogão. Coloque em fogo médio e adicione água à mistura. Coloque água até o açúcar parecer com areia quando misturados. Adicione uísque à mistura de água e açúcar.

    Loading...
    Açúcar mascavo (Elizabeth Kraft/Demand Media)
  2. Adicione uma colher de sopa de vinagre e misture. Isso é feito para ajudar o açúcar a não recristalizar depois de derretido. De acordo com o derretimento do açúcar, adicione uma colher de sopa de manteiga.

    Mistura com a mateiga (Elizabeth Kraft/Demand Media)
  3. Observe a mistura até que comece a ferver e misture levemente. Isso impedirá que ela grude na panela, mas também ajudará a distribuir o calor para toda a mistura de açúcar, e não só o que está no fundo da panela. Continue a mexer até que a cor desejada seja atingida, então desligue o fogão e deixe esfriar.

    Continue a mexer até obter a cor desejada (Elizabeth Kraft/Demand Media)
  4. Teste a mistura usando uma colher de pau limpa e jogue algumas gotas do açúcar em uma pequena quantia de água gelada. Se conseguir usar os dedos para transformá-lo em uma bola, a receita está pronta. Se não, volte a mistura ao fogo. O resultado será uma úmida e consistente areia para que você consiga espalhar sobre a receita sem que acabe.

    Morangos caramelizados (Elizabeth Kraft/Demand Media)
Loading...

Dicas

  • A cor comum do caramelo, um marrom normal, é alcançada a 180º C. À 170º C é obtido um caramelo mais claro. Para um caramelo usado em pudim, aqueça a uma temperatura entre 160º C e 180ºC. Muita receitas vão você auxiliar na caramelização do açúcar. Para doces, use um liquido puro. Para caramelo é usado um marrom, líquido e para nozes uma coloração escura e líquida.

O que você precisa

  • Panela
  • 3 xícaras de açúcar mascavo
  • 1 xícara de água
  • Uísque
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • Colher de pau
  • 4 cubos de gelo
  • 1 colher de sopa de manteiga
Loading ...
Loading ...