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O que são carboidratos inteligentes?

Atualizado em 20 julho, 2017

Se você estiver confuso sobre os carboidratos, é provável que não esteja sozinho. A tendência das dietas de baixo teor de carboidratos da década de 1990 e do início de 2000 pode tê-lo incentivado a pensar que qualquer carboidrato é um carboidrato ruim. Na realidade, certos carboidratos, por vezes referidos como "carboidratos inteligentes", na verdade, apoiam a saúde, mantêm os níveis de energia elevados e ajudam na manutenção do peso, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Aprenda a identificá-los e a melhorar a qualidade da sua dieta.

Escolha carboidratos inteligentes como parte de uma dieta saudável (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Carboidratos inteligentes

Uma marca saudável dos carboidratos inteligentes é os seus nutrientes vitais e a fibra que eles contêm, o que retarda a digestão e a absorção, mantendo os níveis de glicose no sangue mais estáveis​​. Isso é importante para a manutenção do peso e para a prevenção de diabetes, de acordo com a Saúde Pública da Faculdade de Harvard. Os carboidratos inteligentes saudáveis são encontrados em alimentos integrais, à base de plantas, como frutas e vegetais, grãos integrais minimamente processados, como aveia, arroz integral, quinoa e pão de trigo integral, bem como feijões, lentilhas, nozes e sementes. As batatas brancas são uma exceção vegetal porque seu rico teor de amido pode causar picos de açúcar no sangue. Apesar do seu conteúdo de fibras; a batata doce e o feijão são as melhores opções.

Os carboidratos inteligentes mantém os níveis de açúcar no sangue saudáveis (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Carboidratos inteligentes e saúde

Existem muitos benefícios para a inclusão de carboidratos inteligentes mais saudáveis​​ na sua dieta. O controle do apetite e a manutenção do peso estão entre eles, já que o teor de fibra nos carboidratos inteligentes estende as sensações de saciedade e plenitude. O corpo prefere carboidratos como sua fonte primária de energia e os carboidratos inteligentes são ideais, já que liberam energia lentamente. Isso fornece energia constante, ao contrário das rajadas rápidas e falhas que são provenientes dos carboidratos altamente processados​​. O consumo regular de carboidratos inteligentes como frutas, verduras e cereais integrais é fortemente associado com a redução do risco de doença, diabetes, doença cardiovascular de Alzheimer e até mesmo câncer, segundo um estudo publicado em 2003 no "American Journal of Clinical Nutrition".

Os carboidratos inteligentes ajudam a prevenir a doença crônica (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Carboidratos processados

Nem todos os carboidratos trazem os muitos benefícios dos carboidratos inteligentes. Os carboidratos processados ​​foram despojados de nutrientes vitais e praticamente todo o teor de fibras durante o processo de refino. Eles são digeridos e absorvidos muito rapidamente, levando a picos de açúcar no sangue. Isso, por sua vez, estimula o ganho de peso, estimula ainda mais a fome e aumenta o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, informa a Saúde Pública da Faculdade de Harvard. Os produtos de farinha branca, como o pão branco, as massas, os cereais matinais açucarados, os biscoitos, as batatas fritas e outros salgadinhos — bem como doces e bebidas açucaradas — contêm carboidratos altamente processados ​​que devem ser limitados ou evitados devido ao seu impacto na saúde .

Os carboidratos refinados são ligados à doença crônica (Media Bank/Photos.com/Getty Images)

Escolhendo carboidratos

Muitos carboidratos inteligentes são fáceis de identificar; legumes, frutas, grãos, nozes e sementes, por exemplo, são bastante óbvios, mas avaliar os carboidratos inteligentes é um desafio. Deixe o teor de fibra orientar sua decisão. De acordo com um artigo da Harvard Health Publications, um produto de grãos integrais deve ter pelo menos 1 g de fibra por cada 10 g de carboidratos; por exemplo, uma fatia de pão de trigo integral, contendo 20 g de carboidratos, deve ter pelo menos 2 g de fibra. Usar a regra 10-para-1 pode ajudá-lo a separar os verdadeiros carboidratos inteligentes dos impostores. Além disso, verifique sempre a lista de ingredientes para checar se as palavras "grãos integrais" estão em primeiro lugar.

Escolha os grãos pelo seu conteúdo de fibra (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
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