Como fazer um cardápio de restaurante no OpenOffice

Escrito por laurel storm Google | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um cardápio de restaurante no OpenOffice
Insira o cardápio impresso em uma pasta para dar um acabamento elegante (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Se o seu restaurante não tiver um cardápio, os clientes não saberão o que podem pedir. Embora muitos desses cardápios sejam desenhados e impressos profissionalmente, é possível criar um modelo simples para restaurante usando o OpenOffice, um software gratuito e similar ao Microsoft Office. Quando o cardápio estiver de seu agrado, imprima-o e encape-o. Se preferir, insira-o em uma pasta de proteção para garantir que dure o maior tempo possível.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decida qual informação deseja incluir no cardápio do restaurante. É necessário incluir, ao menos, o nome de cada prato, bem como o preço. Você também pode incluir uma lista de ingredientes ou uma breve descrição de cada prato.

  2. 2

    Identifique o número de páginas que o cardápio conterá e as suas dimensões. Caso já tenha comprado as pastas em que colocará as páginas impressas, seu cardápio estará limitado à quantidade de páginas e ao seu tamanho.

  3. 3

    Abra o OpenOffice Writer. O programa criará um documento em branco automaticamente.

  4. 4

    Clique em "Format" (Formatar) e selecione "Page" (Página).

  5. 5

    Clique na guia "Page" (Página) e selecione o tamanho de página usando o menu suspenso "Format" (Formatar). Clique em "OK".

  6. 6

    Clique em "File" (Arquivo) e selecione "Save As" (Salvar como) para guardar o arquivo. Coloque-o em um local do qual você não vá se esquecer e dê um nome facilmente identificável, como "Cardápio do restaurante".

  7. 7

    Pressione "Crtl" e "E" para começar a digitar o texto centralizado. Caso tenha o logotipo do restaurante, como um arquivo de imagem, clique em "Insert" (Inserir), coloque o mouse sobre "Picture" (Imagem), selecione "From File" (Do arquivo), navegue até a localização da imagem e dê dois cliques nela para inseri-la no documento. Caso contrário, digite o nome do restaurante.

  8. 8

    Pressione a tecla "Enter" duas vezes para pular uma linha.

  9. 9

    Digite o nome da primeira seção do seu cardápio, como "Pratos principais" ou "Aperitivos".

  10. 10

    Pule uma linha e digite o primeiro prato pertencente a essa seção, certificando-se de incluir toda a informação relevante. Por exemplo:

    Bruschetta: R$ 10 (Pão ciabatta crocante coberto com tomates secos ao forno e queijo muçarela derretido)

  11. 11

    Pule uma linha e digite o segundo prato pertencente a essa seção. Repita esse processo para todas as outras seções e pratos, até que tenha digitado todo o cardápio.

  12. 12

    Pressione "Crtl" e "A" para selecionar todo o cardápio. Altere o tipo e o tamanho da fonte usando os menus suspensos acima da régua.

  13. 13

    Selecione o título da primeira seção, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha "Character" (Caractere). Use os menus da guia "Font" (Fonte) para alterar o tipo e o tamanho da fonte, bem como para mudá-la para itálico ou negrito, se assim desejar.

  14. 14

    Clique na guia "Font Effects" (Efeitos de fonte) e utilize os menus suspensos para mudar a cor do texto, para configurar o sublinhado e para definir os efeitos especiais, como contornos e sombras.

  15. 15

    Clique em "OK" quando estiver satisfeito.

  16. 16

    Repita esse processo com todos os outros títulos de seção, bem como com qualquer outro texto do cardápio ao qual queira dar uma aparência diferente e, se necessário, com o nome do restaurante no topo do cardápio. Por exemplo, defina o nome de cada prato em negrito, o preço em itálico e a descrição na fonte normal, mas com um tamanho de letra um pouco menor. Fique de olho no contador de páginas, na parte inferior esquerda da janela, para não exceder o seu limite.

  17. 17

    Clique em "Format" (Formatar) e selecione "Page" (Página).

  18. 18

    Clique na guia "Background" (Plano de fundo) e use o menu suspenso para escolher uma cor sólida ou uma imagem como fundo para o cardápio. Caso queira, você também pode usar as opções da guia "Borders" (Bordas) para configurar contornos simples para o cardápio.

  19. 19

    Uma vez satisfeito com o trabalho, clique em "OK" e salve o arquivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível