Mais
×

Cardápio de sete dias de baixo colesterol

Invista em nozes para baixar o LDL
Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Introdução

Pesquisadores da Universidade de Toronto, Canadá, descobriram que uma alimentação à base de nozes, vegetais e grãos ricos em fibras é mais eficiente para diminuir o colesterol ruim, LDL, que uma dieta com baixo teor de gordura saturada e vegetariana. Os resultados do estudo mostraram que, em alguns casos, os pacientes poderiam substituir determinada medicação pelo cardápio saudável. Se você quer baixar o nível do LDL, evite alimentos como carnes vermelhas, frutos do mar, leite e derivados, além de doces. Mas lembre-se de consultar um médico antes de mudar seus hábitos alimentares e só deixe de tomar remédios com a orientação de um especialista. Acompanhe os próximos slides para um cardápio de baixo colesterol!

O mamão é uma excelente fonte de fibras
John Foxx/Stockbyte/Getty Images

1º dia

Café da manhã: 1/2 mamão com granola, 1 copo de leite desnatado, 1 copo de suco (uva ou morango) e 2 torradas integrais com ricota. Lanche da manhã: 10 morangos e 2 castanhas-de-caju. Almoço: salada de folhas verdes, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha de feijão, 3 colheres (sopa) de legumes refogados, 1 filé de salmão grelhado e uma taça de salada de frutas. Lanche da tarde: 1 copo de suco de laranja. Jantar: salada de folhas verdes, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 3 colheres (sopa) de berinjela refogada, 1 filé de frango grelhado e 1 porção de gelatina. Ceia: 1 copo de leite desnatado e 3 biscoitos integrais.

O chocolate amargo tem substâncias antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos
Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

2º dia

Café da manhã: 1 fatia de pão integral com queijo cottage, 1 copo de vitamina de banana com aveia e leite desnatado, 1 maçã. Lanche da manhã: 1 copo de suco feito com duas fatias de berinjela, três laranjas e lascas de gengibre. Almoço: rúcula à vontade, 2 colheres (sopa) de arroz integral, 1/2 concha de feijão-branco, peixe ao molho de tomate e 1 laranja de sobremesa. Lanche da tarde: 1 barra pequena de chocolate amargo. Jantar: sanduíche feito com 2 fatias de pão integral, hambúrguer de peru, alface americana e rodelas de tomate. Ceia: 1 pedaço pequeno de bolo ou torta de maçã.

A berinjela é fonte de minerais e vitaminas, além de auxiliar no combate ao alto colesterol
George Doyle/Stockbyte/Getty Images

3º dia

Café da manhã: 1 xícara de café com leite de soja, 1 fatia de pão integral com ricota, 1 fatia de melão. Lanche da manhã: 1 potinho de iogurte desnatado com 2 colheres de farelo de aveia. Almoço: salada de vegetais verde-escuros à vontade, 3 colheres (sopa) de berinjela cozida, 2 batatas-doces médias cozidas, 1/2 concha de lentilhas, 1 filé de frango grelhado e 1 maçã de sobremesa. Lanche da tarde: 1 banana picadinha com 2 colheres de aveia e granola. Jantar: salada crua, 2 colheres (sopa) de couve refogada, 2 colheres (sopa) de quinua e 1 filé de tilápia assado. Ceia: um punhado de mix de castanhas.

O macarrão integral é uma boa fonte de carboidrato complexo
Eising/Photodisc/Getty Images

4º dia

Café da manhã: 1 xícara de chá verde com carqueja, 3 torradas integrais com geleia light, 1 taça de salada de frutas com linhaça. Lanche da manhã: 1/2 mamão papaia, 3 nozes e 5 amêndoas. Almoço: um prato de macarrão integral com molho de tomate, brócolis e pedacinhos de carne vermelha magra cozida. Lanche da tarde: 5 cookies lights e 1 copo de suco de soja. Jantar: sanduíche feito com 2 pães folha lights, filé de frango grelhado, alface, tomate, manjericão e muçarela de búfala. Ceia: 1 nectarina.

O abacate é rico em antioxidante e bloqueia o colesterol ruim
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

5º dia

Café da manhã: 1 copo de suco de soja, 1 pão francês integral sem miolo com 1 colher (sopa) de cream cheese e 1 fatia de peito de peru, 1 maçã. Lanche da manhã: 1 copo de vitamina de abacate com leite desnatado. Almoço: salada crua, 2 panquecas de espinafre com ricota e molho de tomate, abobrinha grelhada, 1 goiaba de sobremesa. Lanche da tarde: 1 pacote individual de biscoito integral e potinho de iogurte de frutas light. Jantar: salada de escarola com alface, rúcula, tomate, palmito e 1 filé de tilápia grelhado. Ceia: 1 copo de suco de soja.

O abacaxi contém bromelina, uma substância digestiva
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

6º dia

Café da manhã: 2 bisnaguinhas integrais com 1 colher (sopa) de geleia light e 1 fatia de queijo branco, 1 copo de limonada. Lanche da manhã: 1 potinho de iogurte light com uma colher de granola. Almoço: salada crua, salmão assado ao molho de mostarda e 2 batatas-inglesas médias, 1 ameixa de sobremesa. Lanche da tarde: 1 barrinha de cereal integral e 1 polenguinho light. Jantar: uma omelete feita com 3 claras, peito de peru e muçarela de búfala, salada de folhas verdes e 1 fatia de pão sírio. Ceia: 3 fatias de abacaxi.

Peixes de carne clara, como o linguado, possuem menos gordura e são ricos em Ômega 3
Eising/Photodisc/Getty Images

7º dia

Café da manhã: 1 potinho de iogurte desnatado, 3 damascos secos, 3 biscoitos integrais e 1 fatia de queijo branco. Lanche da manhã: 1 copo de água de coco, 4 amêndoas e 4 avelãs. Almoço: salada de rúcula, alface e tomate, 1 posta de linguado com molho de camarão (sem creme de leite), 3 colheres de seleta de legumes, 1 taça de salada de frutas. Lanche da tarde: 4 cookies integrais e 1 potinho de iogurte light. Jantar: salada de mix de folhas, beterraba, cenoura e tomate, 1 filé de peito de frango grelhado ao molho de maracujá. Ceia: 1 caqui.