Carimbo de fotopolímero caseiro

Escrito por alex burke | Traduzido por mariana silva gray
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Carimbo de fotopolímero caseiro
Faça um carimbo de polímero para usar da mesma forma que um carimbo de borracha (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Carimbos de polímero são feitos de fotopolímero, um polímero líquido que endurece ao ser exposto à luz ultravioleta (luz negra). Criando trabalhos de arte preto e branco e expondo o polímero à imagem, pode-se fazer carimbos reutilizáveis. Você pode usar essas peças para marcar argila ou para aplicar tinta, assim como um carimbo de borracha tradicional. Anexe o carimbo de polímero a um pequeno bloco de madeira para que seja mais fácil segurá-lo.

Faça o negativo

Escolha uma imagem para criar o carimbo de polímero. Ela pode ser desenhada à mão, uma ilustração ou imagem escaneada. Transforme-a em preto e branco usando um software como o PhotoPaint, Photoshop ou qualquer programa de gráfico de computador. A arte resultante de ser preta e branca com formas e linhas claras (linhas finas tendem a desaparecer ao criar o carimbo) e sem sombras ou graduações. Crie a imagem do mesmo tamanho do carimbo final a ser feito. Faça o negativo usando o comando "inverter" de seu programa de gráficos. Use um papel de transparência (encontrado em papelarias ou lojas de artigos para artesanato) para imprimir o negativo da arte para o carimbo. Assegure-se de que o papel funcione com a impressora sendo usada ou ele pode acabar derretendo dentro do equipamento. Impressoras a laser produzem um preto sólido, enquanto impressoras inkjet podem não fazer o mesmo.

Configuração da exposição

Localize um suporte para lâmpadas, uma lâmpada de luz negra, dois recipientes pequenos, uma agulha ou uma ferramenta afiada, um cronômetro para medir segundos, fita magnética e duas folhas de vidro de 3 mm de espessura com 15 cm quadrados. Compre o substrato e o líquido de polímero, o concentrado para lavagem e a fita de contenção em um fornecedor de suprimentos para escritório. Será necessário ter uma escova de dentes ou de cerdas pequenas para retirar o líquido do polímero enquanto o carimbo estiver na solução de lavagem. Cubra o trabalho com uma lona de plástico ou toalha de mesa de vinil. A lâmpada precisará brilhar a 10 cm acima da superfície de trabalho. Em um recipiente, coloque 1 colher do líquido de lavagem e dois copos de água morna. No segundo recipiente, despeje 2,5 cm de água fria.

Preparando a arte

Prepare o vidro para o processo de criação do carimbo. Corte quatro tiras de fita magnética e coloque-as dentro da parte superior e inferior de cada folha de vidro. O processo de exposição do polímero cria um sanduíche em camadas, dessa forma — vidro, negativo, fita de contenção, resina líquido, substrato, segundo pedaço de vidro — com a fita magnética segurando as duas chapas juntas. Corte a arte do papel de transparência deixando uma borda de 1,8 cm ao redor dela. Coloque-a em uma das duas folhas de vidro e use a fita de contenção para segurar o negativo no lugar. A fita de contenção deve estar colocada em todos os quatro lados da borda do negativo, com lacunas nos cantos para dar aos líquidos um local de saída. Corte um pedaço de substrato do mesmo tamanho da área dentro da fita de contenção.

Processo de exposição

Despeje o polímero dentro da área marcada pela fita de contenção. Coloque o suficiente para que ele fique próximo à fita de contenção, mas não acima dela, e encha a área. Estoure quaisquer bolhas de ar com a agulha e coloque o lado do substrato de polímero fosco para baixo em cima do negativo. Coloque a segunda folha de vidro em cima e pressione levemente até que a fita magnética puxe as folhas de vidros juntas. Esse sanduíche de vidro deve agora estar centralizado embaixo da lâmpada. Ligue-a e configure um cronômetro por 1 minuto e 30 segundos. Um pouco de líquido pode vazar dos lados da fita de contenção, mas isso é normal. Uma vez que o primeiro lado esteja exposto, vire o sanduíche ao contrário, configure o tempo para mais 30 minutos e exponha o outro lado. Desligue a lâmpada uma vez que o segundo lado estiver exposto.

Processo de lavagem

Separe o vidro e retire o negativo do substrato. Remova o substrato do vidro e coloque-o na solução de lavagem. Esfregue o polímetro suavemente com uma escova de dente ou escova com cerdas. Retire o polímero da solução de lavagem, apare o excesso de polímero da imagem e, em seguida, coloque-o no recipiente de água fria e limpa. Ligue a luz novamente e exponha o polímero, enquanto na água fria, por mais 10 minutos. Isso ajudará a endurecer o carimbo ainda mais.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível