Caroço mamário em rapazes

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Caroço mamário em rapazes
Apesar de afetar as mulheres, o câncer de mama também acomete o sexo masculino (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Costumeiramente associado às mulheres, o câncer de mama também pode se desenvolver em homens, geralmente a partir dos 50 anos. Com maior incidência sobre o sexo feminino, o câncer de mama é atualmente a doença que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor mamário matou 147 homens contra 12.705 mulheres (dados de 2010). No universo masculino, a doença ainda é cercada por muito preconceito e desinformação. Primeiramente, o câncer de mama se manifesta por meio de um pequeno caroço mamário. Mas atenção: nem todo caroço é câncer. Pode ser também um mero cisto ou um caso de ginecomastia, quando as mamas crescem. Fundamental é procurar um médico.

Outras pessoas estão lendo

Identificar o nódulo mamário

Antes de tudo, é preciso identificar o nódulo mamário. O nódulo maligno tem formato irregular e é duro. Já o benigno é geralmente arredondado e macio. A maioria dos caroços mamários é do tipo benigno, mas apenas uma avaliação médica pode oferecer diagnósticos mais precisos. Além do nódulo em si, é importante observar outras características na região peitoral. Os mamilos podem crescer ou ficarem vermelhos ou inchados. É importante também ficar atento em relação ao aparecimento de vias salientes ao redor dos mamilos e mamas.

Hormônios

A maior parte dos nódulos mamários em homens é inofensiva. Na adolescência, por exemplo, é comum surgir um tipo de nódulo arredondado e duro nos mamilos. Mas trata-se de um efeito colateral relacionado à explosão de hormônios típica da idade. Em pouco tempo o nódulo desaparece totalmente. Os hormônios, a propósito, são os responsáveis pelo aparecimento da maioria de nódulos mamários, como os cistos, comuns em homens dos 30 aos 40 anos. A maior parte é benigna.

Outros tipos de nódulos

De qualquer forma, é fundamental ficar atento aos sintomas do nódulo mamário. Ele deve preocupar os homens quando se manifestam em forma de caroços pequenos e duros que doem ao serem pressionados. Nesses casos, é importante procurar um médico o mais rápido possível. Dependendo do diagnóstico, o médico pode solicitar um exame de mamografia. De todo modo, a melhor forma de combater o câncer de mama é detectá-lo com antecedência. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais chance o paciente tem de ser curado. Para prevenir, é importante que os homens realizem eventualmente o auto-exame.

Fatores de risco

Entre os fatores de risco relacionados ao câncer de mama em homens está principalmente a idade. O câncer de mama atinge homens geralmente com mais de 60 anos. Porém, há casos registrados de rapazes mais jovens que tiveram a doença. Outro fator a ser observado é se há casos semelhantes na família. Histórico de outros tipos de câncer (como o de próstata), e obesidade também são fatores de risco. Se for detectado câncer de mama, o tratamento masculino é semelhante ao tratamento realizado nas mulheres. Geralmente são sugeridos tratamentos como a radioterapia, a quimioterapia e, de acordo com o estágio da doença, a cirurgia para remoção da mama ou parte dela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível