Saúde

Um caroço na próstata significa câncer?

Escrito por leslie lane | Traduzido por ashley heart

Embora a ideia de ser diagnosticado com câncer seja assustadora, é importante saber que encontrar um caroço suspeito pode fazer com que você se preocupe com uma coisa inofensiva. Para homens, uma preocupação é o câncer de próstata. Com frequência, ele não mostra nenhum sintoma inicial, e quando algum sinal aparece pode ser na forma de caroço ou crescimento na glândula da próstata. No entanto, isso não necessariamente significa câncer.

Outras pessoas estão lendo

A glãndula da próstata

A glândula da próstata é a parte do sistema reprodutor que produz o esperma. Localizado abaixo da bexiga, esse órgão do tamanho de uma noz fica ao redor da uretra, um tubo que carrega a urina e o esperma para fora do corpo. As vezes a próstata fica maior -- mais da metade dos homens nos EUA acima dos 60 anos têm uma próstata aumentada. Isso normalmente não é um sinal de câncer, mas pode causar problemas, como dificuldades para urinar.

Câncer de próstata

O câncer de próstata começa nessa glândula e pode se espalhar para outras partes do corpo. Frequentemente um caroço ou aumento é o primeiro sinal de que algo está errado. De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova York, esse tipo de câncer normalmente se desenvolve muito lentamente, então sintomas como caroços podem não ser detectados em estágios iniciais. A causa exata do câncer de próstata é desconhecida, mas de acordo com o site mayoclinic.com ele pode ser uma combinação de fatores que incluem hereditariedade, hormônios, ambiente, dieta e etnia. A boa notícia é que cerca de 90% dos casos são detectados antes que tenham a chance de se espalhar.

Sintomas do câncer de próstata

Os primeiros sintomas do câncer de próstata normalmente são causados por um aumento na glândula e podem incluir problemas urinários como dificuldade para urinar, fraco fluxo de urina e pausas durante a urinação. Sintomas mais avançados incluem sangue no esperma ou na urina, inchaço das pernas, dor pélvica, dor nos ossos e fraturas ósseas.

O que mais um caroço pode significar?

Se o seu médico encontrar um caroço na sua próstata ele fará mais testes para determinar o que isso significa. Normalmente um caroço ou aumento é simplesmente uma infecção ou um aumento natural da próstata. Ambos podem ser tratados e não representam um risco de morte.

Saúde da próstata

A saúde da sua próstata depende de vários fatores, algum dos quais você pode controlar. Uma das melhores coisas que você pode fazer é ir ao médico regularmente, realizando exames de próstata se você fizer parte do grupo de risco. Levar um estilo de vida balanceado e manter uma dieta saudável também pode ter um efeito positivo na saúde da sua próstata. Prefira refeições que incluam frutas, verduras e grãos, se exercite regularmente e evite fumar para ajudar a manter seu corpo inteiro saudável.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media