Mais
×

Como saber se uma carpa chinesa é macho ou fêmea

Atualizado em 17 abril, 2017

Distinguir entre uma carpa macho e uma fêmea não é muito fácil. O peixe, conhecido por suas cores brilhantes e fácil de cuidar, não apresentam muitas diferenças de gênero até atingir a maturidade sexual e crescerem até 25 centímetros ou mais, o que leva cerca de dois anos. Existem várias diferenças sutis nas características físicas das carpas chinesas que podem indicar seu gênero. Algumas delas podem ser vistas antes dela atingir a maturidade.

Instruções

Diferenças físicas sutis podem ajudar a determinar o sexo de uma carpa chinesa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Observe a forma do corpo de uma carpa sexualmente madura. O macho tem um corpo esbelto e em forma de torpedo. A fêmea, que carrega os ovos no abdômen, é grande e larga nas laterais.

  2. Olhe para as nadadeiras peitorais. A fêmea tem uma nadadeira peitoral grande e redonda, que é opaca e com menos cor do que a do macho. A nadadeira peitoral do macho é pontuda e colorida e é mais grossa do que a da fêmea.

  3. Observe e toque a pele ao redor da mandíbula. A textura nesta área é notoriamente dura em um macho maduro. A aspereza é causada pelo crescimento de tubérculos dos lados do corpo da carpa, que ele utiliza para estimular a fêmea a colocar os ovos durante o acasalamento.

  4. Procure por manchas brancas ou tubérculos nupciais na carpa durante a época de reprodução, que ocorre na primavera. Somente os machos desenvolvem essas manchas. Elas aparecem na cabeça, brânquias e nadadeiras peitorais. Elas desaparecem no final da época de reprodução.

Dicas

  • Observe-os durante a época de reprodução. Uma carpa batendo propositadamente na extremidade traseira ou lateral de outra definitivamente é um macho.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article