Mais
×

Como carregar a bateria de uma Harley Davidson

Atualizado em 17 abril, 2017

As baterias de motos são notórias pela perda de carga. Nas Harley Davidsons elas são, às vezes, submetidas a altas temperaturas de operação sob condições normais de funcionamento. Por outro lado, motos podem ficar paradas por meses durante os meses mais frios. Essas condições extremas, juntamente com o tamanho pequeno das baterias, podem fazer com que elas percam a carga. Felizmente, as baterias são dispositivos fáceis de recarregar.

Instruções

Moto Harley Davidson (Justin Sullivan/Getty Images News/Getty Images)
  1. Coloque a moto sobre uma superfície plana e certifique-se de que ela está estável. Desligue-a e assegure-se de que o interruptor está na posição "desligada". Coloque os óculos de proteção.

  2. Para ter acesso ao compartimento da bateria, remova os assentos do passageiro e motorista. Retire o parafuso atrás do assento do passageiro e separe-o da motocicleta. Em seguida, remova os dois parafusos atrás do assento do motorista e, cuidadosamente, puxe-o para trás para retirá-lo do suporte. Em modelos mais recentes, esses parafusos são projetados para serem removidos com os dedos, embora, dependendo do modelo e das opções, possa ser necessário usar uma chave de boca ou de soquete.

  3. Desconecte o cabo negativo da bateria e envolva-o em um pano. Repita esse procedimento com o cabo positivo. Desconecte todas alças ou grampos que prendem a bateria no lugar e retire-a do compartimento.

  4. Consulte o rótulo da bateria e o manual do proprietário para determinar as especificações elétricas e ajuste as configurações no carregador para que correspondam a elas. Em seguida, conecte a bateria ao carregador e plugue-o em uma tomada padrão de acordo com as instruções do fabricante.

  5. Reinstale a bateria após ser carregada. Em seguida, recoloque os assentos na ordem inversa da remoção.

  6. Lembre-se de que as baterias se desgastam com o tempo. Se houver completado os procedimentos descritos e ela ainda não recarregar ou não segurar a carga, pode estar na hora de substituí-la.

Dicas

  • Simplesmente andar com a motocicleta deve recarregar a bateria. Se ela ligar, essa pode ser a opção mais rápida. Caso esse procedimento não funcione, pode haver algum problema com o sistema elétrico ou no próprio dispositivo.
  • Mantenedores de baterias, disponíveis na maioria das lojas de auto-peças e de motocicletas, são uma ótima maneira de manter a carga.
  • Essas instruções são baseadas em uma motocicleta Harley Davidson Softail e, geralmente, são aplicáveis a todas motos. Porém, procedimentos específicos podem variar de uma para outra.

Aviso

  • Sobrecarregar uma bateria pode resultar em danos graves ao dispositivo e podem até mesmo causar uma explosão. Conheça as especificações de recarregamento antes de continuar com o procedimento.
  • Conectar acidentalmente os cabos nos terminais errados pode resultar em danos para a motocicleta e para a pessoa.
  • As baterias contêm ácido que pode queimar a pele, causar cegueira e morte, se ingerido. Se o invólucro estiver rachado, tenha cuidado e descarte-a adequadamente.

O que você precisa

  • Carregador de bateria
  • Kit de ferramentas para motos
  • Panos
  • Óculos de proteção
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article