Como carregar o R-22 no compressor de um ar-condicionado doméstico

Escrito por robert sylvus | Traduzido por josé fabián
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Como carregar o R-22 no compressor de um ar-condicionado doméstico
Os técnicos carregam o compressor de um ar-condicionado pela unidade exterior (Schäferhund image by Angelika Bentin from Fotolia.com)

A maioria das casas com um ar-condicionado fabricado antes do 1 de janeiro de 2010 usam R-22 como refrigerante. O compressor do equipo faz circular o refrigerante pelos tubos, medidores e bobinas do sistema. Se a carga de R-22 em um ar-condicionado for baixa, a eficiência não será a melhor. Em um sistema limpo e selado, um valor menor a 58 psi (4 bares) formará gelo na bobina do evaporador (a interior). Se o ar-condicionado estiver com as bobinas limpas e livres de vazamentos, o filtro limpo e ambos ventiladores funcionando na velocidade correta, carregar a quantidade correta de refrigerante manterá o desempenho máximo.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Chave ajustável
  • Manômetro de R-22
  • Termômetro
  • Tabela de pressões e temperaturas

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Instruções

  1. 1

    Ligue o ar-condicionado e coloque o termostato na temperatura mais baixa.

  2. 2

    Remova as tampas das válvulas de refrigerante R-22 da unidade exterior do ar-condicionado. Elas se encontram nos tubos de entrada. Algumas tampas podem ser removidas desenrolando-as na mão, mas outras precisam de uma chave ajustável.

  3. 3

    Conecte a mangueira esquerda de um manômetro para R-22 no tubo grande de refrigerante. Como este indica, carregue um ar-condicionado só com medidores projetados para o R-22.

  4. 4

    Conecte a mangueira direita do manômetro na válvula do tubo pequeno de refrigerante.

  5. 5

    Remova o ar das mangueiras do manômetro. Abra a maçaneta de cada um por um segundo e o ar sairá pela mangueira central.

  6. 6

    Aparafuse a mangueira central do coletor do manômetro a um jarro de refrigerante R-22.

  7. 7

    Coloque o envase de R-22 em posição vertical, de forma que a válvula aponte para cima e abra-o. Isso manterá o refrigerante longe da válvula.

  8. 8

    Deixe que as pressões do refrigerante se nivelem. A agulha do medidor esquerdo deixará de cair, e a do medidor direito deixará de subir, quando o sistema estiver estabilizado. Isso levará entre três e cinco minutos.

  9. 9

    Olhe para o medidor da direita. Se a leitura for menor a 60 psi (4,1 bares), abra a maçaneta do medidor esquerdo por 30 segundos e permita que a pressão se estabilize. Repita-o até que o valor da direita for maior aos 60 psi. Deixe que o sistema funcione por cinco minutos.

  10. 10

    Coloque um termômetro no tubo refrigerante grande, a 6" (21 cm) da válvula de serviço. Tome a medição, chamada "super-heat", após o líquido parar de pingar.

  11. 11

    Busque a pressão do refrigerante relacionada com a medição do termômetro. Se o indicador esquerdo do manômetro tiver uma escala de temperaturas próxima à de pressões, use-a. Caso contrário, use uma tabela de pressões e temperaturas (P/T).

  12. 12

    Compare a medição do "super-heat" com a da pressão. Se a primeira estiver mais de 20 graus acima do indicado na tabela P/T, adicione R-22 até que o indicador atinja o intervalo ótimo (entre 8 e 18 graus, dependendo das condições do ambiente). Muitos técnicos carregam refrigerante até um "super-heat" de 12 graus, equivalente a 70 psi (4,82 bares) a 29 ºC. Se a medição estiver embaixo dos 7 graus, será um indicador de um sistema sobrecarregado, um medidor travado ou uma bobina suja.

  13. 13

    Feche a válvula do recipiente do R-22. Desconecte todas as mangueiras e coloque as tampas nas válvulas.

Dicas & Advertências

  • O R-22 pode ser adquirido apenas por técnicos certificados.
  • O medidor direito está conectado a um tubo de refrigerante a alta pressão. Isso pode causar queimaduras se entrar em contato com a pele.
  • O medidor do lado direito nunca deve medir mais de 300 psi (20 bares).

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