Carreira em coreografia de passarela

Escrito por emily smith | Traduzido por ana olson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Carreira em coreografia de passarela
Um coreógrafo de moda planeja e implementa desfiles (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Coreógrafos de moda (ou coreógrafos de passarela) desempenham um papel crucial na cadência, tema, sensação e concepção de desfiles de moda. Coreógrafos de moda trabalham em estreita colaboração com designers de moda e estilistas para planejar e implementar os desfiles com base na visão do designer. Além disso, eles muitas vezes treinam modelos em diferentes passos de passarela e sobre a melhor forma de apresentar a coleção do designer.

Outras pessoas estão lendo

Função

Coreógrafos de moda trabalham em estreita colaboração com designers de moda para ajudar a criar um desfile que reflita o humor e a ideia da coleção.

Junto com o designer, um coreógrafo de moda às vezes escolhe a música e as modelos para um desfile. Eles são geralmente encarregados de coordenar a iluminação, o fundo e o ritmo do show. O coreógrafo às vezes trabalha com um estilista para determinar o penteado e a maquiagem das modelos.

É o papel do coreógrafo de moda ensinar às modelos como caminhar para melhor exibir a roupa. Às vezes, as modelos precisam usar vestidos longos, saltos muito altos ou pesados​​, acessórios elaborados, os quais podem dificultar o andar gracioso. Coreógrafos de moda treinam as modelos sobre a melhor forma de caminhar para aquela coleção em particular. Um coreógrafo de moda bem sucedido pode ensinar modelos a exibir a coleção com confiança e graça, sem distrair a platéia ou agir de forma muito teatral.

Formação

Enquanto coreógrafos de moda aspirantes não precisam de um diploma ou de um certificado específico para conseguir um emprego, a maioria cursa a faculdade de moda para aprender mais sobre a indústria, ganhar experiência prática e fazer conexões com os designers e outros profissionais.

Se você está interessado em uma carreira em coreografia de moda, uma licenciatura ou mestrado em moda provavelmente será muito útil. Escolas de moda muitas vezes oferecem aulas de ilustração, merchandising, compras, marketing, estilo e design. Uma vasta gama de cursos podem ajudar você a ganhar vantagem quando entrar no mundo da moda. De acordo com um site de comparação de salários, profissionais da moda nos Estados Unidos podem esperar ganhar cerca de 44 mil dólares por ano.

Benefícios

Uma carreira em coreografia de moda é uma excelente opção para aqueles que são criativos, flexíveis e amam moda. Coreógrafos de moda muitas vezes trabalham em estreita colaboração com uma equipe de profissionais criativos, tais como designers, modelos, estilistas e fotógrafos. Um coreógrafo de moda de sucesso vai gostar de trabalhar em estreita colaboração com a equipe e de transformar a visão do designer em realidade.

Às vezes, coreógrafos de moda têm a oportunidade de viajar pelo mundo, o que para muitas pessoas é um grande atrativo.

Visão dos experts

Quando se trata de passarela, há muitos tipos de caminhada, e um coreógrafo de moda deve estar totalmente familiarizado com eles, ensinando modelos a caminhar de uma certa maneira com base no objetivo estético do desfile.

Em uma entrevista ao site slate.com, Andrew Weir, diretor de elenco de Nova York e coreógrafo de moda, afirma que existem muitos "estilos" de caminhada, e modelos de sucesso e coreógrafos devem estar familiarizados com esses estilos. "Se você diz para as meninas 'use o passo Versace', a modelo sabe o que isso significa, um va-va-voom, uma caminhada do tipo 'rebole-como-se-você-fosse-quebrar'", diz ele. "'Estilo de rua significa sem rebolado. Ele é forte, assim como a forma como as pessoas caminham por uma rua de Nova York."

Entretanto, a maioria dos designers preferem usar uma caminhada "estilo quase de rua", que Weir descreve como "o 'estilo de rua' com um pouco mais" -- uma caminhada natural com um pouco de arrogância adicional, sem as mãos nos quadris ou pose.

Considerações

Apesar de uma carreira em coreografia de moda ser uma opção interessante para muitos, existem algumas desvantagens em trabalhar nesta indústria. Coreógrafos de moda muitas vezes trabalham por várias horas (especialmente antes de ensaios fotográficos) e com orçamentos apertados, de acordo com a coordenadora de eventos de moda e coreógrafa Lauren Adele Stephens, no livro "Fashion: Australia". Stephens afirma que seu trabalho lhe proporciona pouca flexibilidade e o classifica como "dedicação exclusiva".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível