Como fazer um carrinho para múltiplos caiaques

Escrito por caroline baldwin | Traduzido por mark borst
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Como fazer um carrinho para múltiplos caiaques
Construa um carrinho de PVC para puxar diversos caiaques (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Transporte caiaques de seu veículo até o local de lançamento com um carrinho leve feito de canos PVC. Andar de caiaque é algo divertido para fazer com outras pessoas e, por isso, é importante fazer um carrinho grande o suficiente para transportar dois caiaques. Um projeto de dois andares lhe permite colocar um caiaque na base e o outro no nível superior, que serão presos por cordas elásticas ao carrinho enquanto macarrões de espuma os protegem de eventuais arranhões do contato com o PVC.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Cano PVC de 2,5 cm por 6 metros de comprimento
  • Arco de serra
  • Furadeira
  • Uma broca de 1/2 polegada
  • Uma broca de 3/16 polegadas
  • Uma haste de aço de diâmetro de 1,2 cm por 60 cm de comprimento
  • Dez conectores de PVC em T de 2,5 cm
  • Oito cotovelos de 45 graus de 2,5 cm de diâmetro
  • Oito cotovelos de 90 graus de 2,5 cm de diâmetro
  • Cola para PVC
  • Redutores de 5 para 2,5 cm
  • Quatro arruelas de 1,2 cm
  • Duas rodas de cortador de grama
  • Duas cavilhas

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Instruções

  1. 1

    Corte 20 pedaços de aproximadamente 7,5 cm do cano PVC de 6 m com o arco de serra e, em seguida, corte dois pedaços de 15 cm e quatro de 30 cm a partir do resto do cano PVC.

  2. 2

    Faça um furo de 1,2 cm em dois conectores em T e posicione o orifício na parte superior do T — estes servirão para o eixo da haste.

  3. 3

    Faça um furo de 3/16 polegadas através das extremidades da haste do eixo. Os furos deverão ter 1/4 de polegada a partir de cada extremidade da haste e acomodarão as cavilhas.

  4. 4

    Construa um lado da base do carrinho colocando dois pedaços de 7,5 cm de PVC no conector em T perfurado, lembrando-se de que o formato do conector em T deve estar voltado para você. Fixe as peças com cimento PVC, coloque um pedaço de cotovelo de 45 graus em cada pedaço de 7,5 cm de PVC e cole-os. Coloque um pedaço de 7,5 cm no final de cada cotovelo e cole-o, adicionando um conector em T para cada pedaço de 7,5 cm. O formato do conector em T deve estar virado em oposição a você. Cole as peças juntas, insira um pedaço adicional de 7,5 cm de tubo no conector em T. Depois de firmá-lo com a cola, adicione um cotovelo de 90 graus para cada lado e continue-o com um pedaço de 7,5 cm a cada um dos lados. Finalize as extremidades com um pedaço de cotovelo de 45 graus.

  5. 5

    Repita o passo 4 no outro lado da base.

  6. 6

    Coloque um pedaço de 7,5 cm no topo dos cotovelos laterais e adicione um conector em T mantendo a forma T virada para cada pedaço de 7,5 cm. Posicione um pedaço de 15 cm de PVC entre os dois primeiros conectores em T do lado e prenda-o com cola. Repita do outro lado.

  7. 7

    Conecte os dois lados, inserindo as duas peças de 30 cm de PVC nos conectores em T e cole-as juntas.

  8. 8

    Deslize a haste do eixo através dos conectores em T no meio, utilizando os furos feitos anteriormente.

  9. 9

    Coloque os redutores em cada extremidade da haste do eixo e siga o redutor com uma arruela em cada extremidade.

  10. 10

    Coloque uma roda em cada lado do eixo da haste e prenda as rodas com outra arruela.

  11. 11

    Empurre as cavilhas através dos orifícios nas extremidades da haste do eixo para fixar as rodas.

  12. 12

    Coloque as quatro peças de 60 cm de PVC nos conectores em T, na parte superior da base e insira um cotovelo de 90 graus em relação à extremidade de cada peça de 60 cm, fixando todas as conexões com cola.

  13. 13

    Insira as duas últimas peças de 30 cm nos cotovelos para juntar os dois lados e formar a base para o caiaque superior.

  14. 14

    Corte um canudo de macarrão aberto longitudinalmente com uma faca e use algumas fatias para envolver os pedaços de PVC que estarão em contato com os caiaques, como as barras transversais que unem ambos os lados.

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