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Meu carro não dá marcha à ré

Atualizado em 20 julho, 2017

Um dos mais custosos objetos a se reparar em um carro é a transmissão e, às vezes, para diagnosticar o problema, deve-se desmontá-la e retirá-la. Quando seu carro não é capaz de dar marcha à ré, isto pode ser um problema interno. Mas antes de levá-lo ao mecânico, você pode verificar várias causas possíveis.

Instruções

Um câmbio de marcha de um carro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Verifique a seletora de marchas da caixa de câmbio do seu carro. Desde 2001, os produtores de carro têm instalado computadores de bordo os quais controlam variadas partes e funções do automóvel, como o motor e troca de marchas. Caso você perceba que o câmbio não está funcionando, então o computador não está recebendo o sinal de que o carro deveria dar a marcha à ré. As alavancas passam a não funcionar com o tempo por causa de corrosão. Para um reparo rápido, do ponto-morto ("Park"), engate a primeira marcha ("Low"), e repita esta ação várias vezes. Isto remove qualquer corrosão ou ferrugem no sistema, o que possibilitará a leitura do sinal pelo computador, e fará o câmbio se mover novamente. Se o problema não for resolvido, leve seu carro a um mecânico.

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  2. Troque o fluido de transmissão e o filtro. Não é um processo muito custoso e pode ser a solução do seu problema, além de você economizar seu dinheiro, que seria gasto na consulta a um mecânico. É possível que partículas sólidas e óleo tenham se prendido aos discos, o que evita o carro de dar a marcha à ré. Tente achar o tampão de drenagem, embaixo da bandeja de transmissão. Use um funil para despejar o fluido e eliminar a sujeira e preencha novamente o gargalo onde você encontra o medidor. Caso seu carro tenha sido produzido depois de 2001, é bem provável que ele possua um filtro de transmissão. Troque este filtro por um novo.

  3. Em caso de transmissão manual, pise no pedal embreagem algumas vezes. Você também pode tentar soltar parcialmente a embreagem enquanto for dar a marcha à ré. Caso a transmissão não engate, desligue o carro, engate a primeira marcha e depois ponha em marcha neutra. Se o seu veículo der marcha à ré enquanto desligado, então o problema é na embreagem e não na transmissão.

  4. Examine as tampas e a conexão embaixo do mecanismo. É importante se preocupar com qualquer junta desgastada ou má ligação, pois estes impedem que a transmissão do seu veículo de se mover corretamente. Você pode precisar de ferramentas adequadas para trocar as tampas de borracha. Caso não consiga fazê-lo, procure ajuda de um mecânico experiente.

  5. Examine as tampas e a conexão embaixo do mecanismo. É importante se preocupar com qualquer junta desgastada ou má ligação, pois estes impedem que a transmissão do seu veículo se mova corretamente. Você pode precisar de ferramentas adequadas para trocar as tampas de borracha. Caso não consiga fazê-lo, procure ajuda de um mecânico experiente.

  6. Peça a um mecânico que avalie a transmissão do seu veículo a fim de achar o que está ocasionando o problema. Leve seu carro à uma assistência técnica caso você esteja preocupado com o estado do seu sistema de transmissão.

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O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Chave inglesa
  • Conjunto de 20 peças de soquetes e cremalheiras
  • Macaco hidráulico
  • Lanterna
  • Luvas de trabalho

Referências

Recursos

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