×
Loading ...

Como fazer um carro de papelão movido a elástico de borracha

Atualizado em 23 março, 2017

Carros movidos a elástico de borracha são um projeto caseiro de artesanato e algo muito conhecido em aulas de Física. A construção pode ser divertida para crianças e adultos e esse pode ser um excelente brinquedo para seus filhos brincarem. Modelos de papelão não são tão duráveis como outras opções, mas o papelão é amplamente disponível e os brinquedos podem ser reconstruídos facilmente se quebrarem.

Instruções

Aproveite a força do elástico de borracha para mandar um carro pelos ares (rubber band ball image by Gale Distler from Fotolia.com)
  1. Corte um quadrado de 5 por 5 cm da parte posterior da sua plataforma de papelão. Verifique se a área está centralizada e que as duas peças salientes têm o mesmo comprimento.

    Loading...
  2. Gire o palito de madeira (ou objeto compatível) dentro da ondulação do papelão, para que o palito fique preso. Gire-o novamente para liberar o objeto e veja se as pontas aparentes estão do mesmo tamanho.

  3. Anexe um elástico de borracha com a fita adesiva na parte frontal da plataforma, de maneira centralizada. Deixe o pendurado para trás; ele será encaixado no eixo (palito) mais tarde.

  4. Enrole um pedaço de fita adesiva de 1,8 cm ao redor do eixo para que a parte central da peça esteja fixada na parte inferior do eixo e ambas as pontas estejam enroladas ao redor do eixo e viradas para cima, ao serem conectadas. Enrole a fita horizontalmente ao redor dessa parte, para reforçá-la.

  5. Torça um elástico ao redor de cada ponta do palito no meio entre o papelão e a ponta do objeto, para que o elástico fique preso de maneira firme ao redor da madeira. Coloque uma arruela no meio de cada CD e deslize-os no eixo. Mantenha-os no lugar com outro elástico em cada lado, preso firmemente. Se os CDs ainda girarem independentemente do eixo, use cola ou massa para prendê-los.

  6. Puxe o elástico preso na frente da plataforma para trás ao redor da aba de fita no eixo. Segure-o no lugar enquanto gira o eixo, para que o elástico da frente seja puxado de maneira firme e se enrole ao redor do palito. Solte o eixo para mover o carro para a frente.

Loading...

Dicas

  • Coloque fita adesiva nas bordas dos CDs para navegar mais facilmente em um terreno irregular.

Aviso

  • Não gire o eixo forte demais ou o papelão poderá entortar, diminuindo a força que pode suportar do elástico.

O que você precisa

  • Papelão ondulado de 12 por 15 cm
  • Tesoura
  • Palito de madeira ou cilindro compatível de 3 mm
  • Fita adesiva
  • 2 CDs
  • 2 arruelas (6 mm cada)
  • 5 elásticos de borracha

Referências

Loading ...
Loading ...