O que faz o seu carro tremer quando você pisa no freio?

Escrito por robert howard | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que faz o seu carro tremer quando você pisa no freio?
Vibrações sentidas ao frear o carro podem significar deformações nos discos de freio (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A maioria dos carros atuais vem equipada com freios a disco nas rodas dianteiras. Quando você realiza uma freada mais intensa, você pode perceber uma vibração ou umas "sacudidas" enquanto ele desacelera. Essa situação é provavelmente causada por alguma deformação nos discos de freio. Caso isso aconteça, é importante levá-los para uma verificação; pode ser necessário retificá-los ou até mesmo substitui-los.

Outras pessoas estão lendo

Compreendendo o sistema de freios

Freios a disco funcionam com pastilhas e os discos propriamente ditos. Um disco de freio é uma peça de metal plana e circular que gira juntamente com a roda. Quando você pisa no freio do carro, a pressão hidráulica do sistema faz com que as pinças comprimam as pastilhas contra o disco, o que faz o veículo parar. As pastilhas de freio geram atrito e o calor resultante do processo de frenagem pode deformar os discos.

O que faz o seu carro tremer quando você pisa no freio?
As pinças de freio encaixam-se no disco e comprimem a pastilha contra ele quando você freia o carro (brake calipers image by Tom Oliveira from Fotolia.com)

Como os discos são deformados

Discos de freios podem se deformar por causa do desgaste decorrente do uso. É necessária uma pressão muito grande para desacelerar e parar um veículo de 1.800 kg. Variações extremas de temperatura também podem fazer com que os discos entortem. Por exemplo, se você vem dirigindo descendo uma ladeira, eles vão ficar extremamente quentes. Logo em seguida, passar com o carro sobre uma poça d'água ou um monte de neve pode ocasionar uma variação extrema de temperatura, o que pode fazer com que os discos empenem.

Consertando discos de freio deformados

Se o seu veículo passou a apresentar um balanço, vibração ou sacolejamento perceptível durante a frenagem, leve-o a um mecânico e peça para verificar os freios. Se os danos ou deformações ocorridas não forem muito grandes, os discos podem ser retirados e usinados, ou retificados, em um torno mecânico, para então serem colocados de volta no veículo.

Substituindo os discos gastos

Existe uma espessura mínima legal que os discos de freio devem ter. Caso, durante a verificação, for constatado que os danos sofridos por eles são severos demais, retificá-los pode não ser mais uma opção. Você terá de substituí-los por novos discos. Independentemente de apenas retificá-los ou substituí-los por completo, novas pastilhas de freio também terão de ser instaladas.

Questões relacionadas a discos de freio gastos

Procure verificar as causas de vibrações ou sacolejos do veículo imediatamente. Dirigir um carro com discos de freio deformados causa um desgaste prematuro em todas as peças dianteiras. Mais importante que isso, freios danificados podem dar origem a situações de insegurança no trânsito. Freios ABS, por exemplo, podem ter o desempenho afetado seriamente em casos assim. Se os discos do seu veículo estão deformados, a eficiência dos freios, e portanto a sua própria segurança, passam a estar em risco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível