Como os carros afetam o meio ambiente

Escrito por lauren griffin | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os carros afetam o meio ambiente
Os carros têm um impacto negativo sobre o meio ambiente (exhaust fulmes image by bilderbox from Fotolia.com)

Desde a introdução dos automóveis há mais de cem anos, a popularidade e a prevalência dos carros disparou. Estima-se que existam atualmente pelo menos um bilhão de veículos no mundo. Com o crescente número de carros nas estradas, os efeitos dos veículos sobre meio ambiente estão se tornando cada vez mais evidentes.

Outras pessoas estão lendo

Poluição do ar

Os gases expelidos pelos carros poluem o ar e são perigosos para o meio ambiente e a saúde humana. Subprodutos da combustão de combustíveis são liberados para a atmosfera a partir do escapamento de cada veículo ligado. Os gases de escape contêm moléculas perigosas que ameaçam a saúde humana, tais como o monóxido de carbono, que prejudica o fluxo de oxigênio para o cérebro, e os óxidos de enxofre, que podem causar doenças respiratórias ou agravar outros problemas de saúde existentes. Os gases do escape também contêm dióxido de carbono, um gás de efeito estufa que contribui com o aquecimento global, e óxidos de nitrogênio, que podem causar chuva ácida e ozônio. A luz solar também pode aquecer os poluentes e criar fumaça, que cobre o céu com uma névoa suja e cinzenta.

Como os carros afetam o meio ambiente
Los Angeles é famosa por sua poluição (Los Angeles Smog image by CanonXTiGuy from Fotolia.com)

Lixo e poluição

Junto com a poluição do ar, o uso do carro afeta a terra e a água. O óleo e outros fluidos podem vazar dos veículos nas estradas. Da da rodovia, estes poluentes podem ser lavados para o solo e corpos de água circundantes. Uma vez no ambiente, os produtos químicos nesses fluidos podem contaminar essas fontes de água, afetar a vida das plantas e outros organismos. Além disso, peças quebradas de veículos que caem do carro ou o lixo que é jogado pelas pessoas de dentro dos carros podem interferir nos habitats naturais e afetar os organismos que ali vivem.

Como os carros afetam o meio ambiente
O lixo jogado pelas janelas dos veículos pode afetar a vida de organismos que vivem perto de estradas (leaf litter, with new growth showing through image by Adam Middleton from Fotolia.com)

Estradas e Estacionamentos

Com o aumento no número de carros veio uma demanda por mais estradas e áreas de estacionamento. Nos Estados Unidos, são quase sete milhões de quilômetros de ruas e estradas. A produção de estradas e estruturas de estacionamento destrói os habitats naturais e força os organismos que ali vivem a se mudar ou pode até mesmo matá-los. Depois que o asfalto é colocado e as estradas estão concluídas, elas muitas vezes interferem nas rotas de migração dos animais. Muitos animais não conseguem mais migrar ou são atingidos e mortos por veículos em suas tentativas de atravessar a estrada. O efeito de estradas e estruturas de estacionamento em populações de organismos e habitats é prejudicial para todo o ecossistema e biosfera.

Como os carros afetam o meio ambiente
A construção de estradas prejudica os habitats naturais (road works. road construction image by L. Shat from Fotolia.com)

Poluição sonora

Embora talvez facilmente negligenciado, outro efeito negativo dos carros no meio ambiente é a poluição sonora. O som do ronco dos motores, das buzinas e dos ruído dos freios pode ser devastador, especialmente nas grandes cidades, e é uma fonte de estresse para as pessoas que ali vivem. O estresse pode piorar problemas já existentes nos sistemas cardíaco e imunológico, e pode levar a problemas psicológicos. Mesmo em locais onde o uso do carro não é intenso, o barulho dos carros pode ser assustador para os animais, forçando-os a sair dos seus habitats naturais. A ausência desses animais muda a dinâmica de seu ambiente, incluindo a cadeia alimentar. Muitas vezes, os animais deslocados buscam refúgio em áreas inaceitáveis ou perigosas ​​para os seres humanos, tais como áreas residenciais ou industriais.

Como os carros afetam o meio ambiente
O som alto gerado pelo uso do carro também pode afetar o meio ambiente (Traffic Lights image by Francolambert from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível