Por que meu cartão de débito Visa não me permite tirar dinheiro do caixa eletrônico?

Escrito por bryan berg | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu cartão de débito Visa não me permite tirar dinheiro do caixa eletrônico?
Você pode usar seu cartão de débito para sacar dinheiro em todo o mundo (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Na maioria das circunstâncias, um cartão de débito Visa é uma ferramenta útil que permite que você saque dinheiro em todo o mundo. A facilidade do acesso instantâneo ao dinheiro fez com que as agências bancárias se tornassem praticamente obsoletas. Porém, em algumas circunstâncias, você pode não conseguir obter dinheiro com o seu cartão de débito Visa.

Outras pessoas estão lendo

Informações básicas sobre cartões de débito

Seu cartão de débito é um elo em tempo real à sua conta corrente. Muitos bancos usam cartões da bandeira Visa. Caso possua um, você pode usá-lo em qualquer lugar que exibir esta bandeira. Se estiver em uma loja que os aceita, pode usá-lo para pagar por sua compra e, nos caixas eletrônicos que os aceitam, pode usá-lo para sacar dinheiro.

Fundos insuficientes

O motivo mais comum de não conseguir usar seu cartão de débito Visa para sacar dinheiro é não ter dinheiro para sacar. Neste caso, a não ser que sua conta corrente possua um limite especial, você não conseguirá sacar dinheiro e seu pedido será negado. Assegure-se de que possui dinheiro suficiente na sua conta; se tiver algum, mas for pouco, você pode comprar um produto pequeno e obter troco, nas lojas que aceitam este serviço.

Limite diário excedido

Você pode ter muito dinheiro na sua conta, mas se já alcançou seu limite diário de transações, seu cartão de débito Visa não lhe ajudará. De acordo com o site da Visa, a maioria dos bancos limita seus saques em R$2.000 por dia, e alguns bancos também possuem limites de gastos diários. Eles foram feitos para lhe proteger de fraudes, mas também podem ser incômodos quando você precisar sacar dinheiro.

Número de saques excedido

Além de limitar a quantidade de dinheiro que pode sacar, os bancos também limitam a quantidade de vezes que pode sacar dinheiro em um dia. Mesmo que não esteja nem perto do seu limite diário de dinheiro, o banco emissor do seu cartão pode bloquear seu acesso ao caixa eletrônico após um número determinado de transações, geralmente três. Este limite, porém, não lhe impede de fazer compras de seu cartão, e nem de obter troco nas suas compras.

Monitoramento de fraudes

Muitos bancos que emitem cartões de débito Visa monitoram as contas de seus clientes, para minimizar as chances de fraude. Se seu banco possuir motivos para suspeitar que a segurança do seu cartão está ameaçada, ele pode congelar temporariamente a sua conta e contactar-lhe para verificar que você efetivamente usou o seu cartão. Algumas ações que podem causar esse bloqueio incluem uso do cartão em lugares inesperados e padrão de gastos fora do comum, como compras grandes. Para evitar esse bloqueio, notifique seu banco, caso vá sair de férias ou comprar um produto caro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível