Cartas de apresentação para contadores

Escrito por morgan rush | Traduzido por magno soares
Cartas de apresentação para contadores
As cartas de apresentação para contadores focam em exemplos de resolução de problemas, sem o uso de jargão confuso (Tax filing gone wrong: this accountant has had enough. image by Alexey Stiop from Fotolia.com)

Empresas confiam em contadores para adquirirem informações precisas e profissionalmente apresentáveis sobre suas finanças. Ao escrever uma carta de apresentação para um possível cargo na área, adapte-a especificamente para as exigências de trabalho, para que fique claro que ela foi escrita por um contador que almeja aquela posição na empresa. Como é muito fácil encontrar modelos de carta na internet ou em outros lugares, alguns profissionais esperam remodelá-las e assim fazerem cartas genéricas se passarem por composições originais. Não cometa esse erro, pois isso pode fazer sua carta ser vista como uma fraude. Em vez disso, siga dicas específicas para escrevê-las de forma vibrante e para persuadir os avaliadores de candidatos a continuarem lendo.

Precisão

Contadores devem fornecer, habitualmente, registros e cálculos financeiros precisos para documentar a situação financeira de uma empresa. Erros podem levar a uma tomada de decisão equivocada, perda de dinheiro ou propostas contratuais errôneas para um negócio. Por esses motivos, os empregadores querem saber que eles estão contratando alguém cujo trabalho reflete altos padrões de precisão. Pequenos erros na sua carta de apresentação, incluindo os de ortografia, gramatica ou espaçamento irregular, pode levar os contratantes a concluírem que o seu trabalho é apressado e casual. Consiga empregos na área enviando cartas que foram revisadas duas ou três vezes em busca da excelência.

Manual ou computadorizada

Nos dias de hoje, as empresas podem contar com sistemas contábeis computadorizados para completar avaliações financeiras de rotina ou mais sofisticados. Se você estiver familiarizado com um ou mais desses softwares, liste os nomes de marcas e versões. Treinamento em software pode ser caros para os empregadores oferecerem, por isso é importante ressaltar as habilidades já adquiridas em uma carta de apresentação -- especialmente se você já está familiarizado com o sistema contábil informatizado utilizado pelo contratante em questão. No entanto, enfatize que você também está familiarizado com as práticas contábeis manuais, se isso for verdade. Os empregadores irão gostar de saber que você não irá cruzar os braços quando o sistema cair, e que não depende exclusivamente do software para trabalhar.

Competências

Visto que quase todas as empresas realizam algum tipo de trabalho de contabilidade para acompanhar lucros e despesas, sua carta pode fornecer conexões perdidas ou semelhanças entre a descrição do trabalho da contratante e de sua própria experiência e treinamento. Por exemplo, se você tem formação especializada em contabilidade judicial, obviamente irá listá-la, se o empregador está procurando alguém com experiência nessa área. No entanto, caso não tenha um treinamento formal, ainda poderá dar exemplos de competências relacionadas com a contabilidade forense para demonstrar que você possui o conhecimento necessário para executar as tarefas demandadas. Por exemplo, talvez você tenha sido autorizado a retornar às contas e extratos bancários anteriores de uma empresa para ajudar a comprovar com sucesso que um funcionário havia desviado fundos.

Resolução de problemas

Embora seja importante detalhar as habilidades e treinamentos na área contábil em sua carta, lembre-se de que é provável que a primeira pessoa a lê-la não seja um contador profissional. Em vez disso, poderá ser um trabalhador de recursos humanos, recrutador ou profissional de contratação. Portanto, evite o uso excessivo de jargões ao descrever suas habilidades. Em vez disso, enquadre-as em termos de resolução de problemas e contribuição global para a empresa. Por exemplo, afirme "Meus registros contábeis minuciosos diminuíram o prazo do processo de auditoria rotineira em 50% por causa de melhorias na organização e manutenção dos registros. Isso gerou uma economia estimada de R$ 7.700 a cada trimestre em custos com auditoria ao meu anterior empregador".

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