×
Loading ...

Como fazer um cartaz excelente

Atualizado em 12 abril, 2017

Os cartazes são um material comumente utilizado pelos estudantes, para ilustrar apresentações, fazer projetos de artes ou exibir os resultados de uma experiência. Nas competições escolares, é comum pedir para os estudantes fazerem cartazes que exibam os trabalhos deles. A cartolina pode vir em diversas cores, mas está completamente em branco antes deles começarem a trabalhar nela. Portanto, as possibilidades de design são infinitas, mas existem alguns truques para criar um projeto que fará com que você se destaque dos demais.

Instruções

Os cartazes costumam ser usados para criar apresentações (business team showing results image by Jorge Casais from Fotolia.com)
  1. Digite todo o texto em uma fonte grande e fácil de ler. As letras cursivas são difíceis de decifrar de longe e o cartaz deve conseguir capturar o interesse de pessoas que estejam do outro lado da sala. Se você tiver que chegar bem perto do cartaz para ler, a fonte está muito pequena.

    Loading...
  2. Resuma o texto sempre que possível. Ninguém quer ficar em pé lendo parágrafos enormes com informações ou dados mal organizados. Vá direto ao ponto, usando asteriscos para demarcar os fatos. Destaque as palavras ou os conceitos importantes.

  3. Utilize cores diferentes para deixar o cartaz mais interessante, mas não confuso. Um simples texto preto contra uma cartolina branca demonstra pouco esforço e passa uma sensação de que o material no cartaz não é muito importante ou interessante. Em vez disso, utilize algumas cores para atrair a atenção dos leitores, mas não exagere no colorido, pois isso pode acabar desencorajando a leitura do texto. O título pode ser de outra cor que não seja o preto, mas o texto informativo deve sempre ser escrito em preto sobre um fundo de cor mais clara.

  4. Arrume o cartaz de maneira lógica. Pense em segmentá-lo em seções verticais ou horizontais, para que o leitor possa seguir a informação sem ter que caçar pelo próximo passo lógico. Há alguns cartazes de papel e EVA que já vêm em três seções demarcadas, para ajudar com a organização.

  5. Mantenha o foco na mensagem. O cartaz deve transmitir um tema principal e providenciar fatos corroborantes para apoiá-lo. Apresentar muitos tópicos ao mesmo tempo fica confuso para o leitor. Passe a mensagem principal logo no título.

  6. Faça um esboço do design antes de começar a colar na cartolina ou escrever com as canetinhas. Você pode descobrir que tem menos espaço do que o esperado. Também é bom arrumar decorações, gráficos, textos ou outras impressões no cartaz antes de colá-los.

  7. Peça uma segunda opinião. Após finalizar o layout básico ou esboço do cartaz, fale com alguém imparcial que possa dizer quais são os pontos fortes e fracos do cartaz.

Loading...

O que você precisa

  • Cartolina
  • Canetinhas coloridas
  • Cola
  • Computador
  • Impressora
  • Papel

Referências

Loading ...
Loading ...