on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um cartaz de "procura-se"

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Anuncie rapidamente a desaparição de uma pessoa da sua comunidade com um cartaz de "procura-se". Em vez de esperar a que uma imprensa o crie, faça-o em minutos por conta própria com alguns cliques no seu programa de computador preferido. Você pode fazer um cartaz que chame a atenção das pessoas que andarem a pé ou de carro, possibilitando que fiquem de olho.

Instruções

    Usando o Word

  1. Abra o Word e uma página vazia de tamanho A4 aparecerá na tela. Mude o tamanho para suas dimensões preferidas abrindo o menu "Arquivo" e clicando em "Configurar página". Clique na aba "Papel", busque o menu "Tamanho de papel", selecione "Personalizado" e digite as dimensões, por exemplo 45 x 60 cm. Clique no botão "OK" e o espaço de trabalho do Word será ajustado.

    Loading...
  2. Abra o menu "Inserir", clique em "Imagem" e selecione "A partir de arquivo". Localize a foto da pessoa e dê duplo clique no nome do arquivo. A imagem aparecerá no cartaz.

  3. Clique com o cursor embaixo da foto e digite a palavra "PROCURA-SE". Selecione o texto e use a barra de ferramentas para aumentar o tamanho, deixá-lo em negrito e centralizá-lo embaixo da foto.

  4. Pressione a tecla "Enter" para passar para a linha seguinte e digite o nome, idade, descrição física, como estava vestido e outras informações vitais (por exemplo, "Jéssica é diabética" ou "Usa uma cadeira de rodas para se mover". Adicione informações de contato que as pessoas possam usar para informar o que viram.

  5. Abra o menu "Arquivo", clique em "Salvar como", dê um nome ao arquivo e este será salvo no computador.

    Usando o Paint

  1. Abra o Paint e selecione "Abrir" no menu "Arquivo". Localize a foto da pessoa desaparecida e dê duplo clique no nome do arquivo, o que abrirá a imagem no programa. Clique na ferramenta "Selecionar", que parece uma caixa feita de linhas de pontos. Trace uma borda ao redor da foto e pressione as teclas "Ctrl" e "C" para copiá-la.

  2. Abra o menu "Arquivo" novamente e clique em "Novo". No menu "Imagem", clique em "Atributos" e defina as dimensões do cartaz, por exemplo 45 x 60 cm. Clique em "OK".

  3. Pressione as teclas "Ctrl" e "V" para colar a foto da pessoa. Arraste-a para o lugar desejado com o cursor. Clique na ferramenta "Texto", que tem um "A" no ícone, e posicione o cursor sobre a foto. Digite "PROCURA-SE".

  4. Mova o cursor para baixo da foto, clique e digite os detalhes da pessoa, como nome, altura, peso, sinais físicos (como cicatrizes e tatuagens), idade e onde foi vista por última vez. Mova o cursor para a parte inferior do cartaz e digite os detalhes de contato, um número de telefone, site ou informações da delegacia local.

  5. Clique no menu "Arquivo" e selecione "Salvar como". Digite o nome do cartaz e defina uma localização para salvá-lo no seu computador.

    Usando o Publisher

  1. Abra o Publisher e selecione "Publicações vazias". Escolha a opção "Cartaz" e se abrirá uma página vazia de 45 x 60 cm na tela. Para alterar o tamanho, abra o menu "Arquivo", clique em "Configurações de página" e digite as novas dimensões.

  2. Abra o menu "Inserir", clique em "Imagem" e selecione "A partir de arquivo". Localize no disco a foto da pessoa desaparecida, dê duplo clique para abri-lo no cartaz e arraste-o para a posição desejada.

  3. Clique na ferramenta "Caixa de texto", que tem um "A" sobre uma ficha, do lado direito da tela e trace uma caixa de texto ao redor da foto. Digite "PROCURA-SE", selecione a palavra e use a caixa de ferramentas para aumentar o tamanho, alterar a cor e deixar o texto em negrito.

  4. Adicione outra caixa de texto por baixo da foto e digite informações sobre a pessoa, como as roupas que pode estar usando, lugares que frequentava, uma descrição física e quando foi vista por última vez. Crie uma nova caixa de texto com informações de contato da família, delegacia ou equipe de pesquisa.

  5. Clique em "Arquivo", selecione "Salvar como", digite o nome do cartaz e salve-o no computador.

Loading...

Dicas

  • A maioria das impressoras domésticas básicas não permitem imprimir um cartaz tão grande nem em materiais como vinil e espuma. Para ver o cartaz terminado, salve os arquivos em um disco USB e envie-os para a imprensa. Algumas lojas permitem enviar os arquivos por e-mail, o que permitirá economizar uma viagem de carro.

O que você precisa

  • Microsoft Word
  • Foto da pessoa desaparecida
  • Windows Paint
  • Microsoft Publisher

Referências

Loading ...
Loading ...