Como lidar com um irmão folgado

Bancando um membro folgado da família, você estará jogando seu dinheiro fora

Photodisc/Photodisc/Getty Images

A família pode ser uma fonte de conforto, companhia e amor ou uma fonte de estresse, drama e raiva -- principalmente quando um membro dela está tirando vantagem de sua generosidade. Um folgado na família acaba com sua conta bancária e com a sua paciência. Infelizmente, gritar com seu irmão folgado para que ele saia do sofá e arrume um emprego pode causar um problema na família. Felizmente, com um pouco de honestidade e esforço para ajudá-lo de outras formas, você poderá superar isso sem prejudicar seu relacionamento.

Step 1

Estabeleça limites na forma como ajudará seu irmão. Se ele realmente estiver precisando, ajude-o com o básico, como, por exemplo, o aluguel. Não dê dinheiro para pagar a TV por assinatura ou a internet.

Step 2

Ajude-o a se organizar. Peça apoio a outras pessoas da família para ajudá-lo a atualizar o currículo, organizar o orçamento ou encontrar um serviço de aconselhamento financeiro.

Step 3

Faça um empréstimo a ele, mas não dê o dinheiro de presente. Se ele souber que precisa pagar, pensará duas vezes antes de pedir muito dinheiro emprestado a você. Faça um documento detalhando da quantia, data de pagamento e os juros.

Step 4

Diga ao seu irmão que não consegue mais ajudá-lo, se chegar ao limite. Seja honesto, sem ser rude. Lembre-o que você também tem contas para pagar.

eHow Brasil
×