Como fazer cartões de Bingo

Escrito por ehow contributor | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Se você está cansado de pagar caro para ter má sorte e se dar mal no bingo local, fazer a sua própria noite do bingo é uma boa alternativa. Você precisará do equipamento adequado para poder se divertir. Aqui estão algumas dicas rápidas e fáceis para fazer cartelas de bingo caseiras.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    A cartela

  1. 1

    Compre folhas de cartolina. Três serão suficientes. A cor branca é a mais fácil de se trabalhar, mas qualquer cor servirá, contanto que as palavras e números sejam legíveis. Mesmo as cartolinas mais baratas serão rígidas o suficiente para as cartelas.

  2. 2

    Corte a cartolina em 15 pedaços medindo 14 cm de altura por 12 cm de largura. Você pode preferir traçar as medidas com um lápis antes de cortar. Após o corte, você terá 15 quadrados. A altura será maior que a largura, mas isso não será muito perceptível.

  3. 3

    Meça 1 cm do topo do corte da cartolina. Nessa marca, desenhe uma linha vertical que atravesse o corte. Essa linha vai separar o rótulo do resto do jogo na sua cartela de bingo.

  4. 4

    Continue com mais quatro linhas verticais, separando-as em 2,5 cm. Você deve ter 5 linhas verticais no total, uma que fique a 1 cm do topo e quatro outras que estejam espaçadas igualmente no corte com cerca de 2,5 cm entre elas. Isso não precisa ser exato, mas uma régua será de grande ajuda.

  5. 5

    Desenhe quatro linhas horizontais espaçadas igualmente através do corte de cartolina. Comece no topo do recorte. Como as linhas verticais, deve haver um espaço de 2,5 cm entre cada uma delas. A única diferença é que você não vai medir 1 cm extra. Por exemplo, começando do lado esquerdo do recorte, meça 2,5 cm. Aí é onde você desenhará sua primeira linha horizontal. Sua segunda linha será a 2,5 cm desta. Quando terminar os passos 4 e 5, a cartela deve parecer uma grade. Você deve terminar com 30 quadrados, 25 dos quais do mesmo tamanho e 5 no topo que serão um pouco menores.

  6. 6

    Escreva a palavra BINGO, uma letra em cada quadrado no topo do recorte. A letra "B" virá no quadrado do canto superior esquerdo. No quadrado seguinte, escreva a letra "I" e continue até completar a palavra. Devem restar 25 quadrados em branco.

  7. 7

    Encontre o quadrado do centro. Começando no quadrado da ponta superior esquerda (sem contar os quadrados em que a palavra "bingo" está escrita), o quadrado central deve estar entre três acima e três abaixo. Escreva a palavra "Livre" neste quadrado. Cada cartela de bingo precisa de um quadrado livre no centro do jogo.

  8. 8

    Repita os passos de 3 a 7 nos os outros 15 recortes de cartolina.

    Os números

  1. 1

    Decida quais números vai usar em seus cartões. Se vai usar fichas com números ou cartões de bingo comprados, se baseie neles antes de escolher os números. Você terá de usar os mesmos números. Entretanto, se você fará o jogo todo você mesmo, pode escolher os números que quiser.

  2. 2

    Crie números para as suas cartelas de bingo preenchendo cada quadrado em branco com um número diferente. Cada um dos 24 quadradinhos (lembre-se que um deles é livre) recebe um número. Entretanto, você precisa de mais do que 24 números, para que haja variedade entre os cartões. Escolha de 40 a 50 números diferentes.

  3. 3

    Preencha os quadrados de todas as 15 cartelas de bingo. A posição dos números deve ser diferente em cada cartela. Misture os números que está usando para que cada um não inclua apenas alguns deles. Por exemplo, o número 27 pode ser usado em 10 cartelas, mas não nas 5 restantes.

Dicas & Advertências

  • Considere a possibilidade de escurecer as linhas das cartelas usando tinta preta ou uma caneta permanente.
  • Em vez de números, você pode preencher os quadrados da cartela com qualquer coisa. Por exemplo, professores podem usar o bingo como um jogo educativo, preenchendo a cartela com estados, capitais ou palavras estrangeiras. Um bingo temático pode ser divertido e uma forma efetiva de aprendizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível