O que é cartolina?

Escrito por ann deiterich | Traduzido por kauan benthien pereira macedo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é cartolina?
Cartões de negócios precisam ser duradouros, por isso a cartolina é usada (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Cartolina é um papel mais grosso que é usado para produtos que precisem de durabilidade e opacidade. Este artigo irá explicar os diversos tipos de cartolina e o método usado para determinar o peso dos papéis.

Outras pessoas estão lendo

História

O papel já existe a séculos. Começando com os egípcios, papéis eram feitos a mão a partir de papiros. Do século 19 até o presente, o papel serve para carregar a comunicação humana entre os séculos e agora também é usado para embalagens de produtos . A fabricação de papel consiste em misturar água e polpa, colocando-os em uma tela e comprimindo até que as fibras entrelacem e a água seja extraída e seca. Totalmente automatizado, o processo agora é similar aos feitos a mão, onde telas de tamanho fixo eram usadas para criar uma folha de cada vez.

Função

Por ser mais grossa, a cartolina dura mais que o papel comum, então é ideal para projetos que precisem aguentar o vai e vem sem danos. Cartolinas são o exemplo ideal. Os correios usam máquinas automáticas que fazem pressão em todos os papéis que passam por elas. Sem a durabilidade da cartolina, suas cartas provavelmente seriam despedaçadas no processo de entrega. De fato, o correio dos Estados Unidos da América possui especificações não somente quanto ao tamanho, mas também a rigidez necessária para atender aos padrões.

Cartões de negócios também são outro ótimo exemplo de produtos que necessitam de cartolina para sua produção. Cartões de estandes também precisam da cartolina, senão irão dobrar e fazer com que sejam menos chamativos. A impressão de informações técnicas dura mais na cartolina, principalmente se utilizados em pastas ou fichários, sujeitos a muitas trocas de página. Cardápios também são outro bom exemplo.

Tipos

Assim como existem diversos tipos de papel, também existem vários tipos de cartolina. Eles vão de papéis de lembrete até pergaminhos. Sua escolha depende do seu produto final. Você não iria querer mandar convites chiques em papel de lembrete, nem usar pergaminhos caros para colocar em sua pasta. O seu produto dita sua escolha. Etiquetas, lembretes e marcações são os produtos mais baratos dentre as cartolinas, sendo ótimos para aplicações de uso pesado (etiquetas e lembretes/marcações), e também produtos onde a durabilidade prevaleça sobre a aparência.

Para cartões de negócio e marketing, você irá querer usar cartolina de capa. Ela pode ser encontrada em uma ampla variedade de cores e acabamentos, afetando o preço. Por conta de sua versatilidade, você poderá achar uma cartolina de capa para qualquer projeto e orçamento. Usar pergaminhos vai separar convites e anúncios dos projetos mais comuns, mas estes tipos de cartolina também possuem um preço alto.

Acabamentos

Cartões de anotação e etiquetas possuem acabamento suave com uma superfície dura. Um típico cartão de anotações de aproximadamente 5 x 7 centímetros é um bom exemplo. Pergaminhos possuem um acabamento mais polido, apesar de mesmo assim o preço se manter.

O acabamento das cartolinas de capa podem ser suaves, de pergaminho e uma grande variedade de acabamentos especiais. Como pode ser visto, "pergaminho" é uma palavra muito usada pela indústria de papel e possui muitos significados. O pergaminho verdadeiro historicamente é feito de pele ou couro e possui a reputação de ser o melhor papel. Quando usado como adjetivo, pergaminho geralmente se refere ao acabamento ou a superfície do papel, que é normalmente mais dura e porosa.

Outros acabamentos populares para a cartolina de capa inclui trançados (como uma cesta), deitados (com linhas fortes horizontais) e feltro (manchado).

No final das contas, os pergaminhos carregam um acabamento manchado e podem ter uma superfície desnivelada.

Acabamento polido contra acabamento fosco

As cartolinas mais baratas não possuem acabamento revestido. Sua porosidade não serve para o processo de revestimento. Por outro lado, cartolinas de capa podem ser revestidas e são oferecidas de várias maneiras. Papéis foscos, muitas vezes chamados de seda, são revestidos para ter um acabamento duro, porém, sem graça. Os papéis polidos possuem o mesmo acabamento duro, mas oferecem uma superfície mais brilhosa. Ambos polidos e foscos têm a mesma durabilidade e seus acabamentos melhoram a aparência da impressão. Esta que é questão de gosto pessoal, pois da mesma maneira que algumas pessoas gostam de fotos brilhosas, outras preferem foscas. Existe um papel revestido que é tratado para que brilhe como um espelho. O papel revestido pode ser tratado em qualquer um dos lados. Sua escolha depende da sua preferência e do produto final.

Pesos de papel

Todos os papéis (cartolinas inclusive) são relacionados a seu peso, mas isso pode ser muito confuso. Gramatura é o termo utilizado para classificar o peso dos papéis. A gramatura consiste do peso de 500 folhas de papel em uma resma. A confusão ocorre por conta da falta de uniformidade nas resmas. Por exemplo, uma resma de cartolina de capa possui aproximadamente 50 por 66 cm. O peso padrão para cartolina de capa usada em cartões de negócios ou postais é de aproximadamente 29 quilos. Como definido, 500 folhas da cartolina de capa com o tamanho descrito acima pesa em torno de 29 quilos. Entretanto, a resma de papel para papel de lembretes é muito maior: mede aproximadamente 63 por 76 cm. O peso de 500 folhas na resma fica em torno de 50 quilos. Parece muito mais pesado do que 29 quilos, mas possui basicamente a mesma grossura e rigidez. É muito importante lembrar disso quando for escolher a cartolina certa para seu projeto. Não se engane achando que a cartolina para papel de lembretes possui quase o dobro da grossura e durabilidade do que a cartolina de capa, pois na essência elas são praticamente as mesmas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível