Diferenças entre cartolina e papel cartão

Escrito por danielle fernandez Google | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre cartolina e papel cartão
Apesar das semelhanças, papel cartão e cartolina não são a mesma coisa (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Os termos "cartolina" e "papel cartão" são muitas vezes usados ​​como sinônimos, e as diferenças entre eles são sutis e podem ter mais a ver com a tradição histórica do que com a realidade contemporânea. Papéis cartão são geralmente papéis especiais, muitas vezes com cores, texturas e revestimentos complexos, enquanto as cartolinas são mais simples e genéricas. O papel cartão é classificado e vendido de acordo com a gramatura, já a cartolina é vendida de acordo com a espessura.

Outras pessoas estão lendo

Papel cartão

Os papéis cartão são geralmente papéis especiais ou que se assemelham em cor, textura, revestimento e composição a papéis mais leves, usados na impressão de papel timbrado, envelopes, folhetos, relatórios anuais e outras peças de impressão comercial sofisticadas. Eles muitas vezes são moídos com um grão próprio a eles, que é importante de se conhecer ao dobrá-los. Nos EUA, eles são classificados pelo peso que 500 folhas de papel, de 50 cm x 65 cm, têm. Os pesos mais comuns de papel cartão têm 29,5 kg e 36 quilos. Papéis cartão duplos, colados um ao outro para terem cores diferentes em cada um dos lados, têm gramaturas maiores.

Cartolina

As cartolinas tendem a ser brancas ou de cor simples, revestida em uma ou ambas as partes, ou não revestidas; são papéis não texturizados e muitas vezes não têm a qualidade superior que os papéis cartão têm. A direção de seus grãos não é tão específica como na maioria dos papéis cartão. As cartolinas são vendidas de acordo com a espessura do papel, representada em pontos. Um ponto, como uma unidade de medida de espessura do papel, tem 0,0025 centímetros. Por exemplo, uma cartolina com um índice de 10 pontos tem 0,025 cm de espessura. Não confunda a medição da espessura do papel com o sistema de pontos utilizado para o tipo e medição de comprimento nas artes gráficas, porque eles são completamente diferentes.

Considerações de custo

Devido as suas qualidades genéricas, as cartolinas são muitas vezes muito mais baratas do que os papéis cartão especiais, mas são mais do que adequadas para muitos projetos de impressão e artesanato. Muitas das empresas on-line de cartões postais, cartões de negócios e editoras de livros de bolso usam cartolinas revestidas para produzir peças impressas atraentes. Não é preciso um papel revestido caro para fazer divisórias de fichário. Por outro lado, um papel mais sofisticado é adequado para um convite, correspondência executiva e peças impressas mais rebuscadas. Seja papel cartão ou cartolina, quanto mais peso e substância um papel tem, mais ele vai custar.

Considerações de design e impressão

Há muitas considerações de design e produção que são levadas em conta ao se escolher o papel cartão ou cartolina certos para um projeto impresso. Escolha um papel cartão personalizado para fazer cartões de visita que combinem com envelopes e papel timbrado da empresa. O papel cartão revestido pode ser uma excelente escolha para um envio em massa de cartões postais, mas um papel com a superfície esmaltada pode ser uma opção melhor para um catálogo de produtos sofisticado ou um relatório anual. Cartolinas e papéis cartão mais pesados têm que ser pontuados primeiro para que possam ser dobrados, principalmente na região da granulação, e lâminas de corte se desgastarão mais rapidamente com papéis mais grossos. Os papéis cartão precisam ser grossos o suficiente e de alta qualidade para suportar calor e pressão sem rasgar se você pretende gravar em relevo, usar termografia, laminar ou aplicar outros processos de acabamento neles.

Espessura do papel e o serviço postal

Os Correios têm regulamentos de dimensão mínima e máxima, incluindo a espessura, para o envio de peças como cartões postais sem envelopes e em taxas normais. Para cartões postais enviados como correspondência comum, a espessura deve estar entre 0,01 cm e 0,04 centímetros. Requisitos para envios em massa são semelhantes, mas as taxas também são determinadas pelo peso dos pacotes, de modo que a espessura tem um grande impacto sobre os custos do envio postal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível