Cartuchos de Gameboy Color podem funcionar no Nintendo DS?

Escrito por alan donahue | Traduzido por fernando ursine
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cartuchos de Gameboy Color podem funcionar no Nintendo DS?
As crianças querem se divertir não apenas com os jogos novos, mas com os antigos também (kid playing game image by asiana from Fotolia.com)

Comprar um novo console não é só comprar os equipamentos de última geração, mas também conseguir usar possível seus jogos antigos que sem dúvida custaram caro. Quando a Nintendo anunciou o lançamento do portátil Nintendo DS, muitos jogadores queriam saber se o novo sistema seria compatível com cartuchos de consoles mais antigos, como o Gameboy Color e o Gameboy Advanced. Para que o console pudesse ser menor e mais leve, certas decisões que poderiam desapontar alguns fãs do Gameboy Color foram feitas.

Outras pessoas estão lendo

Características

Não, jogos de Gameboy Color não funcionam com o Nintendo DS. Apesar de ser comum oferecer compatibilidade reversa, como o Gameboy Advanced já tinha feito com o GBC anteriormente, estes não funcionarão no DS porque os consoles são muito diferentes e porque questões de design impedem que isso aconteça. Entretanto, o Nintendo DS funciona com cartuchos de Gameboy Advanced desde que um adaptador esteja conectado ao console. Esta capacidade do DS faz com que os usuários possam aproveitar seus velhos jogos.

Potencial

Apesar de o DS não funcionar com jogos de Gameboy Color, muitos dos jogos famosos deste console foram repaginados e lançados em versão para Nintendo DS. Você também pode achar estes jogos em versões para Gameboy Advanced. Por exemplo, o Super Mario Bros., originalmente lançado para NES, foi relançado para GBA de modo que você possa jogar facilmente em seu DS usando o adaptador citado acima.

Funções

Hackers criaram programas que permitem que ROMs de Gameboy Color possam ser utilizadas em um DS. Estas ROMs precisam que você modifique seu console, o que pode ser desafiante e até danoso a ele, mas se tudo der certo, você pode jogar qualquer jogo de Gameboy Color em seu console. O software ainda não funciona perfeitamente e pode apresentar uma série de erros.

Tipos

Os melhores jogos para DS são os especificamente feitos para o console, pois eles aproveitam as configurações do controle e das telas. Além disso, muitos dos jogos mais populares foram atualizados, como o Super Mario Advanced, e continuam tão bons quanto os originais, mas com algumas mudanças, claro: quando você desce por um cano, é transferido para a tela de baixo, e o Mario tem a capacidade de crescer muito e encolher mais ainda quando necessário.

Considerações finais

Em vez de comprar um Nintendo DS para jogar os jogos de Gameboy Color, você pode achar um Gameboy Color usado, pois todos irão rodar nele perfeitamente. Já que o console é velho, e seus jogos também o são, você pode achá-los por uma pechincha em sites de leilão e classificados e eles trarão toda a glória do antigo Gameboy Color, mas sem as potenciais mudanças ou problemas de compatibilidade de se tentar jogá-los em seu DS.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível