Mais
×

Como fazer carvão usando o método do poço modificado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O carvão é usado para muitas coisas. As pessoas o usam para acender churrasqueira, filtrar água e fazer sabão. Fazer carvão usando o método do poço modificado é simples, mas leva algum tempo - geralmente de 24 a 48 horas. O método do poço é feito dentro de um recipiente de metal ou no chão. Os dois métodos são igualmente eficazes.

Instruções

Fazer carvão é simples usando o método do poço modificado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Poço modificado em um tambor

  1. Fure um buraco no centro do fundo da lata de metal, e fure quatro buracos, em forma retangular, ao redor desse buraco central. Esse últimos devem ter um espaço de 10 centímetros do centro. As aberturas deixarão o ar circular através da lata conforme a madeira é queimada.

  2. Coloque três tijolos no chão, em uma área limpa. Certifique-se que não há folhas, grama, palha ou outros materiais que possam pegar fogo facilmente. Coloque a lata no topo dos tijolos, com o fundo apoiado neles. Mantenha os buracos desobstruídos.

  3. Encha a lata com pequenos pedaços de madeira. Eles devem ter 7 centímetros ou menos de largura. O comprimento não importa, desde que eles caibam completamente na lata.

  4. Coloque um pouco de fluido de isqueiro na madeira, e acenda usando um fósforo ou isqueiro. Coloque a tampa bem presa na lata. Coloque um tijolo sobre a tampa, de forma que ela fique bem presa.

  5. Veja a fumaça sair da lata. Ela irá aparecer amarelada no começo, conforme os detritos são queimados da madeira. Depois que eles forem consumidos, a fumaça será de um cinza esbranquiçado, até que o fogo se apague.

  6. Deixe a lata repousando durante a noite antes de abri-la. Quando você abrir, ela estará cheia de carvão.

    Poço modificado no solo

  1. Cave um poço de 60 centímetros de profundidade. O fundo deve ter cerca de 1,20 metros de largura e 1,20 metros de comprimento, com ângulos voltados para fora. Faça a borda de cima com 1,50 metros por 1,50 metros.

  2. Encha o poço com 30 centímetros de madeira seca. Use peças com 7 centímetros de largura e menos que 1,20 metros de comprimento.

  3. Coloque uma pequena quantidade de fluido de isqueiro na madeira. Acenda usando um fósforo ou isqueiro.

  4. Deixe a madeira queimar até que ela se quebre facilmente quando você golpeá-la. Encha o poço com o solo que você removeu para fazer o buraco. Deixe a madeira lá por 2 ou 3 dias.

  5. Remova o solo sobre a madeira. Remova a madeira do buraco. Quebre-a em pequenos pedaços usando uma pá.

O que você precisa

  • Lata de metal com tampa bem estreita
  • Furadeira
  • Broca de 1,25 cm (1/2 polegada)
  • 4 tijolos
  • Pequenos pedaços de madeira seca
  • Fluido de isqueiro
  • Fósforos ou isqueiro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article